Secretaria Municipal da Saúde
Paulistanos participam do dia D de multivacinação e do Avança Saúde – Mulher
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou neste sábado (7) ações de promoção e prevenção da saúde. O dia D de multivacinação e o Avança Saúde – Mulher movimentaram as unidades de saúde da capital.
Foram imunizadas cerca 33 mil crianças e adolescentes de até 14 anos de idade. Desse total, 13 mil estavam com a vacinação em atraso. Crianças de 1 a 4 anos foram as que mais se vacinaram, seguidas da faixa etária de 9 a 14 anos, de acordo com dados da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).
“Na capital da vacinação, o dia D é mais uma oportunidade para que a família garanta a saúde das nossas crianças e adolescentes a fim de reduzir a disseminação de doenças e impeça a reintrodução de outras já erradicadas. Precisamos conscientizar cada vez mais a população de que a vacina é uma proteção”, reforça o secretário Municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
As duas ações em conjunto impulsionaram, na maioria dos casos, que mães e filhos dedicassem momentos juntos para cuidar da saúde pois, durante a semana, muitas vezes, ficam impossibilitados de comparecerem às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) devido à rotina de trabalho da família ou horário das crianças nas creches.
É o caso de Lídia Souza, 29 anos, que levou a filha Helena Souza, 7 anos, para ser vacinada. O adolescente Bruno Alisson Santos, 14 anos, levou sua carteirinha de vacinação para deixar tudo em ordem. Sua mãe, Sandra Teodoro Santos, 42 anos, sempre acompanha o calendário vacinal e realiza os seus exames na UBS São Bento, no Capão Redondo.
A campanha de multivacinação ocorre até 31 de outubro e são ofertadas vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Avança Saúde – Mulher
A ação teve objetivo de diagnosticar e monitorar a população acima do peso, além de reforçar a necessidade do cuidado integral em saúde, bem como os benefícios da alimentação saudável e das atividades físicas na prevenção e no controle das doenças, em especial o câncer de colo do útero e de mamas.
Na ocasião, foram colhidos 9.350 exames preventivos de Papanicolau e feitos 1.642 pedidos de mamografia, além da realização de 8.480 testes rápidos de sífilis, 8.143 de hepatite e de 8.319 para HIV, de acordo com dados da Coordenadoria de Atenção Básica (CAB).
Da população atendida, 4.619 mulheres apresentaram excesso de peso e 2.860, obesidade de classe 1 (IMC entre 30 e 34,9). Foram realizadas mais de 7 mil orientações nutricionais e mais de 2.600 pessoas foram encaminhadas para o agendamento de consultas com nutricionistas.
“No caso das mulheres - na faixa etária entre 25 a 64 anos - enfatizamos a importância do Papanicolau, para prevenir o câncer de colo do útero, que é causa de morte para essa população. Além disso, tem um fator de risco associado que é a obesidade e sobrepeso, principalmente, da mulher que passou da menopausa. Não só para o câncer do colo do útero como para o de mama”, afirma Jonatas Lima de Bem Nunes, médico da Estratégia Saúde da Família e supervisor da organização parceira Cejam.
Segundo ele, os homens também precisam ficar atentos ao câncer de mama pois a incidência nessa população é de 1 a 2%. Sintomas como caroço nas mamas ou na região do peito, axilas e textura diferente das mamas são alguns dos alertas.
Os atendimentos ocorreram em formato de estações, com acolhimento e consulta com equipe médica e de enfermagem, avaliação do índice de massa corporal (IMC), estratificação de risco cardiovascular, coleta de Papanicolau, solicitações de mamografia, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), intensificação de vacinação, orientação nutricional e farmacêutica, consultas odontológicas, métodos contraceptivos, representatividade LGBTIA+, programa Território Inclusivo (voltado para pessoas com deficiência e seus cuidadores), discussões relativas à atividade física, práticas integrativas e complementares em saúde (Pics), saúde sexual e reprodutiva, prevenção à violência e saúde mental.
Para a secretária-executiva de Atenção Básica e Especialidades (Seabevs), Sandra Sabino, o Avança Saúde Mulher é uma estratégia da Secretaria Municipal da Saúde para que todas as mulheres, usuárias do SUS paulistano, possam colocar em dia seus exames preventivos, com acesso a consulta de enfermagem, consulta médica, informações sobre métodos contraceptivos, entre outros.