Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 7 de Dezembro de 2023 | Horário: 09:13
Compartilhe:

Núcleos de Vigilância em Saúde na Atenção Básica estão em 100% das UBSs da capital

Evento reconheceu trabalho de implementação dos Nuvis-AB, que ampliam o olhar sobre o território, adotando o conceito de vigilância em saúde nas unidades da rede municipal

Na última quarta-feira (29/11), a Coordenadoria de Atenção Básica (CAB) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu o II Encontro dos Núcleos de Vigilância em Saúde (Nuvis-AB), com o objetivo de apresentar os resultados alcançados na implementação dos Nuvis-AB nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o município. Atualmente, os núcleos estão nas 470 UBSs e em três Centros de Saúde (CSs), antecipando a meta estabelecida no Plano Municipal de Saúde para 2025.

Mais de quatro mil profissionais integram equipes multidisciplinares envolvidas com a vigilância em saúde na atenção básica. Os núcleos são compostos por no mínimo três profissionais de nível médio e nível superior, entre médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, técnicos/auxiliares de enfermagem e de saúde bucal, agentes comunitários de saúde (ACSs), agentes de promoção ambiental (APAs), auxiliares administrativos, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e psicólogos.

No processo de implementação dos Nuvis-AB, a CAB trabalhou de forma conjunta com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da SMS. Como parte deste processo, em 2022 foram realizadas oficinas regionais para a apresentação do projeto, a construção do Documento Norteador dos Nuvis e o conteúdo da Portaria Municipal SMS.G nº 741/2022, ambos publicados em novembro daquele ano. Já em 2023 foram realizados seis encontros regionais para alinhamentos conceituais e 28 oficinas voltadas às equipes dos Nuvis-AB, que abrangeram mais de dois mil profissionais, totalizando 100 horas de trabalho no território.

Ao longo do evento do último dia 29, as UBS, divididas por Supervisões Técnicas de Saúde (STSs), apresentaram as experiências resultantes dos planos de ação desenvolvidos em 2023. Foi realizada também a premiação das seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) por atingirem a meta de implementação dos Nuvis-AB em todas as UBSs da região.

Atribuições dos Nuvis-AB
Giselle Cacherik, coordenadora da Atenção Básica da SMS, explica que, antes da implementação dos Nuvis-AB, as atividades de vigilância em saúde nas UBSs eram realizadas prioritariamente pelos profissionais da enfermagem e as ações eram mais voltadas para as doenças e agravos de notificação compulsória. “Com os núcleos, o conceito de vigilância em saúde foi ampliado e o trabalho passou a ser multiprofissional, fortalecendo as ações de promoção, proteção e controle de riscos”.

Segundo a Portaria SMS.G nº 741/2022, cabe aos Nuvis-AB “articular as ações de vigilância em saúde, no âmbito de suas competências e do território de abrangência da UBS, realizando a interlocução das ações de vigilância com as equipes internas da unidade, bem como com a Supervisão Técnica de Saúde (STS) e a Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis) de seu território”.

Veja algumas das suas atribuições:

- Construir e atualizar o processo de territorialização da UBS para o conhecimento das potencialidades, fragilidades e oportunidades, em conjunto com os demais profissionais da unidade, por meio da avaliação das características sociodemográficas, aspectos ambientais, áreas de risco, processos produtivos, serviços de interesse da saúde, vulnerabilidades, dados epidemiológicos dos agravos/doenças de sua área de abrangência.
- Planejar e participar da execução das ações de vigilância em saúde, no âmbito das competências da UBS, juntamente com os demais profissionais da unidade.
- Participar do planejamento das atividades da UBS, juntamente com o gerente e demais profissionais, para a elaboração de ações de promoção, prevenção e proteção à saúde, baseadas no conhecimento do território.
- Identificar o surgimento e o aumento de doenças/agravos e/ou situação de risco no território, fomentando com a Supervisão Técnica de Saúde (STS) e a Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis), propostas de ações de minimização e controle, o mais precocemente possível.
- Garantir o registro e envio das informações relacionadas à vigilância em saúde, divulgando internamente a importância da qualidade e do monitoramento dos dados, do preenchimento de instrumentos e da efetiva alimentação de sistemas de informação, quando disponibilizados para o uso da UBS.
- Assessorar os profissionais da UBS na implementação das ações de vigilância em saúde, no âmbito das competências da unidade, compartilhando dados relevantes e pontos de atenção identificados no território pelo Nuvis-AB.

“A organização das ações nas UBSs, considerando a vigilância em saúde como transversal, com um olhar ampliado para o território, pode contribuir fortemente para a melhoria do alcance, da integralidade e equidade do cuidado à saúde da população”, reitera Selma Anequini Costa, assessora técnica da Divisão de Atenção Primária da CAB/SMS.

Veja a seguir fotos do evento.

A foto mostra três pessoas, duas mulheres e um homem, sentados a uma mesa, à frente da qual está um banner com uma ilustração e a inscrição: “Núcleos de Vigilância em Saúde na Atenção Básica – NUVIS-AB”; uma das mulheres está falando em um microfone

Representantes da Secretaria Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs),
CAB e Covisa presentes ao evento (Foto: Acervo SMS)

A foto mostra quatro pessoas, três mulheres e um homem, posando sobre um palco; às suas costas está uma plateia com centenas de pessoas sentadas

Representantes da Secretaria Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs),
CAB e Covisa presentes ao evento (Foto: Acervo SMS)

A foto mostra uma visão parcial da plateia de um auditório, vista de trás; ao fundo está o palco, com uma pessoa realizando uma apresentação em frente a um telão

Vista do auditório com o público presente ao evento durante apresentação feita por UBSs (Foto: Acervo SMS)

A foto mostra a visão completa da plateia de um auditório, vista de trás; ao fundo está o palco, a imagem de um telão

Vista do auditório com o público presente ao evento durante apresentação feita por UBSs (Foto: Acervo SMS)

collections
Galeria de imagens