Secretaria Municipal da Saúde
Saúde publica nova edição da Relação Municipal de Medicamentos
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) publicou neste mês a 4ª edição da Relação Municipal de Medicamentos (Remume), que contém os medicamentos disponíveis na rede pública municipal de saúde. A Remume é um importante documento orientador para profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pois elenca os medicamentos padronizados para atenção básica, especialidades, caixa de emergência, hospitalar, urgência e emergência móvel e saúde bucal.
Em 173 páginas, a 4ª edição da Remume está subdividida em grupos farmacológicos/terapêuticos, e também conta com o detalhamento da disponibilidade e condição de uso dos medicamentos, além da lista de itens incorporados e desincorporados desde a 3ª edição (2016), índice remissivo e fontes de informação.
A atualização da Remume é feita de forma multidisciplinar e participativa pela Comissão Farmacoterapêutica (CFT), criada em 2004 e formada por farmacêuticos, médicos, enfermeiros e odontólogos atuantes em várias áreas da SMS. “As atualizações são sempre feitas com base em evidências científicas, tendo como objetivo ampliar o acesso aos medicamentos pelos usuários de forma segura e efetiva e promover o seu uso racional”, explica Renata Rodriguez Imparato, secretária-executiva da CFT, ressaltando que a comissão desempenha um papel essencial para que a Remume esteja conectada às reais necessidades da população.
A expectativa, de acordo com Renata, é que a partir dessa edição a Remume seja atualizada permanentemente, da mesma forma que já acontece com a lista de mais de 280 medicamentos que são dispensados aos pacientes por meio das farmácias das unidades.
A relação dos medicamentos dispensados à população pode ser consultada aqui.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk