Secretaria Municipal da Saúde
Confira dicas básicas para amenizar o calor em casa
Com os termômetros registrando recordes de temperatura no Brasil, os cuidados para minimizar os efeitos nocivos do calor à saúde precisam ser redobrados. Além da importância de se hidratar e proteger da exposição ao sol, com o uso de protetor e roupas leves, garantir uma sensação térmica mais agradável nos ambientes internos é outra tarefa importante.
Mesmo sem ter ar-condicionado ou climatizador, com dicas simples é possível reduzir a sensação extrema de calor na sua casa, condição que pode impactar especialmente a saúde da população mais vulnerável, como idosos, crianças, pessoas com problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos e gestantes.
Confira abaixo informações sobre como lidar com as temperaturas e resfriar sua casa.
Feche cortinas e janelas
Durante o dia, feche cortinas e janelas mais expostas à incidência do sol e mantenha as demais abertas para a circulação do ar. Já a noite, abra tudo para aumentar o frescor noturno. O mesmo vale para as portas.
Menos roupas de cama
Utilize roupas de cama com tecido de algodão, que é mais leve e suave. Vista-se com menos roupas ao dormir, inclusive bebês e pessoas acamadas.
Desligue aparelhos eletrônicos
Você sabia que a televisão libera muito calor e aquece o ambiente? Então se ela não estiver em uso, assim como outros equipamentos eletrônicos, mantenha-a desligada.
Opte por cores neutras
Para repelir a luz solar e não deixar os ambientes mais quentes, dê preferência a tonalidades claras como bege e branco, inclusive internamente. Isso também ajuda a deixar os espaços mais iluminados e arejados.
Ventilador de teto
O equipamento é uma alternativa ao ar-condicionado e climatizador, ajudando a reduzir a temperatura no ambiente. Deixe-o na função exaustor, para puxar o ar quente para cima.
Cuidados com a saúde
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), em temperaturas extremas os principais sinais de alerta são transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia. Em caso de sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para atendimento médico.
Se sentir algum mal-estar, busque um lugar fresco o mais rápido possível e meça a temperatura do seu corpo e beba um pouco de água ou suco de frutas para reidratar. No período de maior calor, tome banho com água ligeiramente morna. Evite mudanças bruscas de temperatura.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk