Secretaria Municipal da Saúde
Paraisópolis ganha Complexo de Saúde
No sábado (17), às 10 horas, a Secretaria Municipal da Saúde inaugurou, em Paraisópolis, zona Sul, um Complexo de Saúde que possibilita oferecer diferentes tipos de acolhimento à população da comunidade. Lá funciona uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas, para atendimento sem necessidade de agendamento de consulta e com capacidade para 15 mil consultas ao mês; um Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS 24h) para adultos, com leitos noturnos, dedicado à saúde mental; e uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que atua pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e proporciona a cobertura de 100% das famílias.
UBS Paraisópolis III
A UBS Paraisópolis III, parte do complexo, começou a funcionar no dia 16 de novembro deste ano, ela possui cinco equipes de ESF (que contam com médicos generalistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde), além de equipes de saúde bucal. A UBS atende uma área de cinco mil famílias, em torno de 20.000 pessoas. Esta é a 440ª UBS do município.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, com capacidade para realizar, mensalmente, 2 mil consultas médicas, mil consultas de enfermagem e 5 mil visitas domiciliares, feitas por agentes comunitários de saúde, além de 700 consultas odontológicas.
A região já conta com a UBS Paraisópolis I, que tem sete equipes de ESF completas, capazes de atender 7 mil famílias, e a UBS Paraisópolis II, que tem seis equipes de Saúde da Família e presta assistência direta a 6 mil famílias. Com isso, o território ficou 100% coberto, com 18 equipes de ESF.
Além de oferecer consultas médicas e atendimento de enfermagem, as UBS realizam outros serviços: vacinação, curativos, medicação local, dispensação de medicamentos, coleta de exames laboratoriais, grupos educativos, entre outros. As unidades oferecem também todos os serviços programáticos, como Remédio em Casa, Automonitoramento Glicêmico e Mãe Paulistana.
AMA Paraisópolis 24 horas
Não só os moradores de Paraisópolis, mas toda a população do Campo Limpo será beneficiada com a Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas. Essa é a primeira unidade do gênero na região, funcionará ininterruptamente, sete dias por semana, e terá capacidade para realizar mais de 15 mil consultas médicas por mês.
A AMA presta atendimento sem necessidade de marcação de consulta e acolhe casos de baixa e média complexidade, com atendimento em pediatria e clínica médica e que encaminha para a UBS os casos que necessitem de acompanhamento, já com a consulta agendada. Com essa, serão 117 AMAs espalhadas por toda capital.
CAPS III Adulto Paraisópolis
Desde o dia 29 de novembro, quem precisa de tratamento para casos de transtornos mentais severos e persistentes pode procurar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III Adulto Paraisópolis. O equipamento possui capacidade para realizar 3 mil procedimentos por mês, por meio de equipe multiprofissional. Dentre os procedimentos estão o tratamento psiquiátrico, psicológico, fonoaudiológico, terapia ocupacional e atividades comunitárias, que visam reintegrar o paciente ao convívio familiar e social.
Os CAPS III têm uma peculiaridade: os leitos funcionam 24 horas e possibilitam que pacientes passem a noite na unidade, caso seja avaliada necessidade pelos profissionais, garantindo, assim, a efetividade do tratamento. O CAPS III Paraisópolis é a 28ª unidade adulta da capital e o 70º em funcionamento, somando CAPS adultos, infantis e álcool e drogas.
Outros equipamentos
A região também conta com 28 UBS, quatro AMAs, uma AMA Especialidades, um CAPS Adulto, dois Centros de Convivência e Cooperativa (CECCO), um Serviço de Atendimento Especializado (SAE) DST/Aids, um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) DST/Aids, um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e uma Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS).
O hospital e o pronto-socorro do Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo) são as referências para casos mais graves.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk