Secretaria Municipal da Saúde
Pela quarta vez consecutiva, SUS é eleito pela população melhor serviço público da capital
O Sistema Único de Saúde (SUS) da capital foi eleito pela população pelo quarto ano consecutivo o melhor serviço público da cidade de São Paulo segundo pesquisa “O Melhor de São Paulo”, conduzida pelo instituto Datafolha e divulgada na última sexta-feira (26), no site do jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com a publicação, nesta edição da pesquisa, a rede municipal de saúde da capital paulista foi mencionada por 13% dos entrevistados. “Receber pelo quarto ano consecutivo esse reconhecimento da população é gratificante e especial para a equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), afinal, somos mais de 111 mil profissionais que trabalham diariamente a fim de ofertar a melhor assistência em saúde para os paulistanos”, celebra o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, agradecendo a gestão municipal pelos investimentos feitos na área da saúde para aprimorar e modernizar a estrutura das unidades, além de incorporar novas ferramentas tecnológicas. “Nunca se investiu tanto em saúde e esse resultado mostra que estamos no caminho certo. Parabenizo a cada trabalhador e gestor que faz a saúde pública na cidade mais populosa do Brasil, que é referência mundial em vacinação, enfrenta desafios, como foi na pandemia de Covid-19, e agora a dengue, mas seguem fazendo a diferença e empenhados no compromisso de garantir avanços e mais acesso à saúde de qualidade.”
Pesquisa Datafolha
A pesquisa do Datafolha é realizada anualmente desde 2015. Na primeira edição, o SUS teve apenas 2% das menções. Já nos últimos quatro anos, o sistema público de saúde tem sido, consecutivamente, destaque e apontado como melhor serviço da capital, ao lado do Metrô.
O SUS de São Paulo ganhou relevância global após a pandemia de Covid-19. Em 2020, as referências à saúde municipal na pesquisa, incluindo equipamentos como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e outros termos popularmente conhecidos como "postos de saúde", somaram 16% (sendo 6% somente para o SUS). Em 2021 foram 23% de menções ao serviço (13% para o SUS), enquanto em 2022 foram 22% (11% para o SUS).
Em 2024, entre os dias 20 de fevereiro e 4 de março, o Datafolha realizou 1.008 entrevistas com pessoas com 16 anos ou mais, pertencentes às classes A e B da cidade de São Paulo. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Unidades entregues e obras em andamento
Em 2016, o município contava com apenas 451 UBSs, três UPAs e 20 hospitais municipais, contando com o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). Nos últimos dois anos, a gestão municipal, aumentou o número de equipamentos 471 UBSs, 26 UPAs e 30 hospitais.
Ao todo são 1.037 equipamentos, incluindo ainda 15 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h, seis AMAs 12h, 13 AMAs Especialidades (AMA-Es), 17 Hospitais Dia (HDs), 13 Ambulatórios de Especialidades (AEs), 12 Pronto-socorros (PSs) e Pronto Atendimentos (PAs); 215 equipamentos de saúde mental, sendo 102 Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), 28 equipamentos voltados ao atendimento especializado das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/Aids, 39 unidades de cuidado à saúde bucal, 34 de reabilitação, seis Centros de Referência de Dor Crônica, 48 Serviços de Atenção Domiciliar (SADs), 13 Unidades de Referência da Saúde do Idoso (Ursis), e 39 unidades ligadas à vigilância em saúde, entre outros.
Atualmente, a rede conta com 111 mil profissionais e gestores assim como mais de 20 mil médicos ao todo, entre contratados diretamente pela secretaria e pelas Organizações Sociais de Saúde (OSSs).
Uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) possibilitou ao município reformar 88 Unidades Básicos de Saúde (UBSs) e requalificar 115 equipamentos.
Na publicação da pesquisa deste ano, o jornal deu destaque para a construção de novas UPAs, o que permitiu expandir o atendimento na cidade. Só em 2023 foram entregues a UPA III Carrão – Masataka Oka, além da ampliação da UPA Vera Cruz.
Já as obras de implantação da UPA Parque Dorotéia aconteceram ao longo do ano de 2023, quando a unidade mudou de CNES e, em março de 2024 a unidade foi oficialmente entregue pelas autoridades municipais à população. No último dia 25 de abril, também foi entregue a UPA Rio Pequeno, localizada no bairro do Butantã, e considerada a 26ª Unidade de Pronto Atendimento da capital.
Outro destaque foi a ampliação do funcionamento dos Hospitais Dias (HDs). Até 2016, as unidades faziam cirurgias de pequeno porte e funcionavam de segunda a sexta-feira, até às 19h. Atualmente, realizam cirurgias até média complexidade e 11 já passaram a funcionar 24h por dia. Em 2023, foram realizadas 1.196.170 exames, 121.609 pequenas e médias cirurgias e 83.090 endoscopias, colonoscopias e biópsias.
Para a atenção primária, a capital conta com 471 Unidades Básicas de Saúde distribuídas de acordo com as características geográficas e epidemiológicas de cada território, e que trabalham com consultas agendadas e não agendados, com acesso avançado, oferendo acolhimento da demanda espontânea em tempo integral para 100% da população. Todas as áreas do município estão cobertas por UBSs de referência. Além disto, a rede de Atenção Básica conta com 1.682 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESFs) e 9.506 agentes comunitários de saúde (ACSs), distribuídos pelas seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs).
O município conta também com outras configurações de equipe como: a equipe multidisciplinar de saúde indígena (EMSI), exclusiva para o atendimento de indígenas aldeados; equipes Consultório na Rua (CnR), que trabalham na abordagem, cadastramento e escuta qualificada para pessoas em situação de rua; e equipes multiprofissional da Atenção Primária (Emulti), compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento e que atuam de forma complementar e integrada às demais equipes.
Tecnologia para a saúde
A secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino destaca a qualificação profissional e dos equipamentos de saúde como reflexo dessa opinião popular a respeito do SUS na capital. “Os serviços especializados e inovadores, como os polos de curativos, linhas de cuidados para a população LGBTIA+, transtorno do espectro autista (TEA) e outras, além do acesso a teleconsultas pelo aplicativo e-saúdeSP e os consultórios digitais nas UBSs são uma verdadeira revolução no atendimento à população”, argumenta.
Desde o seu lançamento, em junho de 2020, o e-saúdeSP alcançou a marca de 3,4 milhões de usuários cadastrados na plataforma. O aplicativo teve 6,35 milhões de downloads e mais de 17 milhões de acessos. De junho de 2020 a 15 de abril de 2024, foram realizados 2.347.115 atendimentos, incluindo telemonitoramento e teleconsultas. No mesmo período, foram realizados 95.211 atendimentos pela Central @Covid, voltada para atendimento espontâneo de sintomáticos respiratórios para orientação ou teleatendimento, se necessário. Novos serviços também foram implantados no aplicativo, como o Remédio na Hora, que permite ao munícipe saber em qual unidade está disponível o medicamento prescrito pelo médico.
São Paulo foi a primeira cidade do Brasil a aprovar e regulamentar a prática segura e responsável da telemedicina. Só no primeiro trimestre de 2024, foram realizados 2.438 teleatendimentos no Consultório Digital, por meio do qual os munícipes podem ir até a UBS de referência e realizar teleconsultas tanto em clínica geral como em especialidades.
Já o aplicativo Agenda Fácil, que permite agendar, confirmar e cancelas consultas e exames nas UBSs com mais comodidade, conta com 2.039.085 cadastros. Em 2024, já foram 762.940 agendamentos realizados por meio dessa plataforma.
Inovação em assistência
A atual gestão já implantou várias inovações tanto na parte de gestão como na assistência, entre elas, destaque para os seis Centros de Referência da Dor Crônica distribuídos um em cada região da cidade, e que somente em 2023 realizaram 109.267 atendimentos. As unidades atendem adultos e adolescentes acima de 13 anos com histórico de tratamento de dor crônica de no mínimo três meses, independentemente da especialidade médica ou cirúrgica.
A implantação da Linha de Cuidado da Pessoa com Espectro Autista, protocolo intersecretarial que insere o paciente na gama de equipamentos municipais, realizou 139.892 atendimentos somente em 2023.
Outra iniciativa pioneira na cidade de São Paulo, os Polos de Curativos, já realizaram desde sua implantação 110.635 mil curativos e 105.917 consultas. Esses equipamentos são providos com insumos de ponta e tecnologias regeneradoras, que aceleram processos de cicatrização e hidratação de pele, além do auxílio na nutrição e adaptação do paciente.
A pasta também implantou três Polos de Toxina Botulínica, em equipamentos que atendem pessoas com deficiência, sendo dois na zona sul (Grajaú e Parelheiros) e zona norte (Tucuruvi).
Já o Centro de Cuidados Odontológicos (CCO), inaugurado em janeiro de 2023, realizou 104.359 atendimentos até abril deste ano.
Outros serviços, como o Samu com 122 ambulâncias e 86 bases, Consultório na Rua, Programa Acompanhante de Idosos (PAI), Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD), Melhor Em Casa e outros também estão disponíveis para garantir a saúde dos paulistanos em todas as suas necessidades. Os animais também recebem atenção, com quatro hospitais veterinários públicos,
Avança Saúde
Com o Avança Saúde, a SMS também conseguiu responder às necessidades de saúde do munícipe, promovendo iniciativas e atendimento intensivo de determinadas demandas nos territórios, como o Avança Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Oftalmologia, Avança Saúde da criança e adolescente, Avança Promoção à Saúde e Atenção às Doenças Crônicas como Hipertensão e Diabetes. Só na edição deste ano, o Avança Saúde Mulher superou a marca de 16 mil pessoas atendidas nas ações de prevenção e promoção à saúde. Na ocasião, foram realizados quase 10 mil testes de hepatites, mais de 7.500 testes de sífilis e mais de 7.500 testes de HIV. Também foram coletados mais de oito mil exames de Papanicolau e solicitadas mais de duas mil mamografias, além de outros procedimentos.
Todos esses investimentos resultaram em 69.802.181 procedimentos e consultas médicas realizadas em 2023 na Atenção Básica, 10.039.448 consultas em urgência e emergência na área hospitalar, 14.467.558 doses de vacinas aplicadas, 501.573 atendimentos odontológicos e 35.356 equipamentos de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.