Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 3 de Maio de 2024 | Horário: 16:07
Compartilhe:

UBSI Vera Poty realiza vacinação para a população indígena da terra Tenondé Porã

Unidade realiza ações regulares de busca ativa para vacinação de indígenas da etnia guarani mbiá aldeados na região de Parelheiros, na zona sul

Na última terça-feira (30), a Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) Vera Poty realizou uma ação de busca ativa para vacinação na terra indígena Tenondé Porã, na região de Parelheiros, na zona sul de São Paulo.

Neri, de 27 anos, levou o filho, Nerito, de 6 anos, para a UBSI e aproveitou para receber a vacina também. Ele afirmou que se vacinar é “importante para viver bem”.
 
Lucimar Constantino, gerente do equipamento, contou que, ao longo do mês de abril, foram levadas vacinas para as aldeias que ficam mais distantes da unidade de saúde. Na última terça-feira, os Agentes Indígenas de Saude (AIS) fizeram a busca ativa daqueles que ainda não tinham recebido a vacina: “Nós fazemos esse trabalho para dar maior acesso ao imunizante e aumentar a cobertura vacinal”, explica.
 
Quatro AIS percorreram o território para conscientizar a população e levá-la até a UBSI para se vacinar contra a dengue (as doses estão disponíveis para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos), covid-19 e influenza, além da atualização da demais vacinas do calendário. Alex Castro Lira da Silva, agente da unidade há dois anos, levou pelo menos 10 famílias para se vacinar durante a ação: “Fazer esse trabalho casa a casa é importante para ajudar a comunidade a se vacinar”, reiterou o AIS.
 
A foto mostra Amanda, uma mulher indígena de cabelos castanhos, lisos e presos, segurando seu filho no colo, Jonathan, de 7 meses, enquanto ele é vacinado na perna. Amanda está sorrindo
Amanda segura o filho, Jonathan, para receber a vacina (Foto: Divulgação/SMS)
 
Trabalho de sensibilização
A gerente da unidade conta que antes dos agentes e os demais e profissionais de saúde irem às aldeias para aplicar as vacinas ou chamarem a população para irem até a UBSI, é feito um trabalho de sensibilização com as lideranças para que ajudem a conscientizar sobre a importância da vacinação entre os indígenas. “Percebemos que isso resulta em uma maior aderência à imunização”.
 
A UBSI Vera Poty foi inaugurada em 2005 e, com o anexo Krukutu, atende hoje 597 famílias de 14 aldeias, um total de 1.400 indígenas. De uma equipe inicial composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, a unidade passou a contar agente indígena de saúde, agente indígena de saneamento, cirurgião dentista, agente de proteção ambiental, nutricionista, farmacêutico e técnico de farmácia.
 
 
collections
Galeria de imagens