Secretaria Municipal da Saúde
Saúde participa da 6ª edição da Semana Municipal do Brincar
Brincar é coisa séria. Além de ser um direito essencial das crianças, o brincar auxilia no seu desenvolvimento físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo, por isso deve ser estimulado e garantido. Pensando nisso, a Prefeitura de São Paulo promove a Semana Municipal da Brincar, uma ação intersecretarial que integra o calendário oficial da cidade
Este ano, a Semana Municipal do Brincar, que é coordenada pela Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos e está em sua 6ª edição, acontece entre os dias 24 e 29 de maio, com a participação de pastas como as da Saúde (SMS), Educação, Esportes, Meio Ambiente, Assistência Social, Cultura, da Pessoa com Deficiência, Inovação e Urbanismo.
Além dos eventos de abertura (dia 24 às 9h30, com transmissão ao vivo aqui www.youtube.com/primeirainfancia_pmsp) e encerramento (dia 29 às 9h30 com transmissão ao vivo aqui www.youtube.com/primeirainfancia_pmsp), este ano a programação incluirá o número recorde de mais de 700 atividades lúdicas em todas as regiões da cidade, envolvendo todas as secretarias.
A assessora da Área Técnica da Saúde da Criança e do Adolescente da SMS, Juliana André Nunes, diz que também na Saúde as atividades não apenas se multiplicaram (serão cerca de 500, promovidas por equipamentos como Unidades Básicas de Saúde, Assistências Médicas Ambulatoriais e Centros de Atenção Psicossocial), como também foram pensadas de forma colaborativa com as outras secretarias, seja na programação ou no uso de espaços.
A programação elaborada pelas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) para a Semana Municipal do Brincar trará oficinas de brinquedos, pinturas e fotografias, contação de histórias, jogos e cantigas de roda, entre outras atividades. Os equipamentos estarão de portas abertas para receber as crianças, suas famílias e cuidadores.
A UBS Humaitá, no centro, por exemplo, promoverá uma oficina de confecção de brinquedos com materiais recicláveis, no dia 24 de maio, às 10 horas. Já a UBS Pedro de Souza Campos, na zona leste, fará uma oficina de brincadeiras antigas no dia 28 de maio, às 10 horas, visando aumentar a integração entre as crianças e seus cuidadores. No dia 29 de maio, às 14h, a UBS Elisa Maria II, na zona norte, promove uma oficina de jogos educativos de tabuleiro.
A maior parte das atividades não requer inscrição prévia. Basta consultar as informações do evento, chegar e entrar no ritmo do brincar. A programação completa dos equipamentos de saúde nas várias regiões da capital pode ser conferida aqui:
- Norte
- Sul
- Sudeste
- Leste
- Oeste
- Centro
Brincar promove desenvolvimento e autonomia
Além de ser uma atividade prazerosa, brincar promove a estimulação cerebral e proporciona conexões necessárias para o desenvolvimento cognitivo; permite a construção da autonomia, criatividade e capacidade de reflexão das crianças o autoconhecimento e eleva a autoestima, colaborando com o desenvolvimento físico-motor, bem como o raciocínio e a inteligência; prepara a criança para a vida, demonstrando como as coisas funcionam ao permitir o contato com o mundo físico e social; é uma importante forma de comunicação, de interação e de aprendizagem prazerosa.
Políticas públicas reconhecem importância do brincar
Prevista no Plano Municipal pela Primeira Infância e parte da Aliança pela Infância, a Semana Municipal do Brincar, que abrange o Dia Internacional do Brincar, em 28 de maio, é uma estratégia importante de sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e humano.
A Semana também evidencia e potencializa atividades já previstas nas programações anuais de equipamentos públicos existentes para o público infantojuvenil e famílias com debates, diálogos, campanhas e parcerias.
Clique aqui para ver a programação geral da Semana Municipal do Brincar.