Secretaria Municipal da Saúde

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Quinta-feira, 22 de Maio de 2025 | Horário: 09:33
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Ouvidoria SUS Cidade de São Paulo comemora 20 anos e divulga pesquisa com percepção de usuários

Resultado parcial mostra que 77% do público interno da Saúde avalia o atendimento como ótimo e bom e 81% indica os serviços da ouvidoria
A imagem mostra uma mesa de conferência com cinco pessoas sentadas, participando de um evento em comemoração aos 20 anos da Ouvidoria SUS da Cidade de São Paulo. Ao fundo, há um painel com a identidade visual do evento e logotipos da Cidade de São Paulo, SUS, Secretaria Municipal da Saúde (SMS-SP), entre outros.  Da esquerda para a direita, os participantes são:  Uma mulher de roupa clara;  Benedicto Accacio Borges Neto (identificado pela placa), provavelmente representando um órgão de controle interno;  Luiz Artur Vieira Caldeira, que segura um microfone e parece estar falando – identificado como chefe de gabinete da Secretaria Municipal da Saúde;  Maria Lumena Balaben Sampaio, também identificada por uma placa;  Rosane Jacy Fretes Fava, da Ouvidoria-Geral do SUS (Ministério da Saúde).  O evento celebra e reforça a importância da ouvidoria como canal de escuta e participação cidadã no SUS paulistano.

Nesta quarta-feira (21), a Divisão de Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) comemorou os 20 anos da Ouvidoria SUS da Cidade de São Paulo. O evento reuniu equipes de ouvidores de todas as regiões da capital, no auditório da Universidade Nove de Julho (Uninove), campus Vergueiro.

A abertura contou com a participação do chefe de gabinete da Saúde, Luiz Artur Vieira Caldeira, da diretora da Divisão de Ouvidoria do SUS, Rosane Jacy Fretes Fava, da secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs), Sandra Sabino, e do secretário-executivo de Regulação, Monitoramento, Avaliação e Parcerias, Benedicto Accacio Borges Neto, da chefe de gabinete da Controladoria Geral do Município (CGM), Thalita Abdala Aris, da ouvidora geral do município de São Paulo, Maria Lumena Balaben Sampaio e do coordenador de Controle Interno, Antônio Carlos Franco.

“Trata-se de um trabalho organizado, com propósito, pelo qual a Saúde conseguiu elevar a Ouvidoria como um componente do processo de atendimento à população, e não simplesmente como um setor de reclamação, como era no passado; destaco também o fato de que a nossa Ouvidoria é a primeira e única, até o momento, acreditada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e sabemos o quão criterioso é um processo de acreditação”, afirmou Caldeira.

Ainda durante a manhã, houve palestras ao público sobre temas como ética, percepção do trabalho do ouvidor, da função desse canal de comunicação com o cidadão e os desafios no exercício dessa função na área da saúde. No encerramento das atividades, o coral do Museu de Arte Sacra prestou uma homenagem aos profissionais presentes. 

A rede de Ouvidoria SUS da cidade de São Paulo é composta por 58 unidades descentralizadas, seis localizadas nas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), 27 nas Supervisões Técnicas de Saúde (STSs), 23 nos hospitais municipais, uma no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) e uma no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). São 1.973 pontos de resposta de ouvidoria, na capital, seja nas coordenadorias, supervisões, unidades ou hospitais.

Aprimoramento constante do serviço 
Na abordagem do painel “Percepção sobre a Rede de Ouvidorias SUS da cidade de São Paulo como ferramenta de gestão da SMS” foram apresentados os resultados parciais de uma pesquisa feita com o público interno da SMS, que ouviu gestores das seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), áreas técnicas da Saúde e Secretarias-Executivas, entre os dias 17 de março e 10 de abril. O questionário, com três blocos de perguntas, enviadas a 3.940 respondentes, abordava os canais de ouvidoria e o funcionamento da rede. Desse total, 77% do público ouvido considera os serviços ótimos ou bons, e 81% recomenda a ouvidoria aos cidadãos. “A intenção é saber se os instrumentos ofertados atualmente são suficientes para o trabalho que realizam e o que podemos aprimorar para tornar ainda melhor a escuta da população”, explicou a diretora da Divisão de Ouvidoria SUS, Rosane Jacy Fretes Fava.

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