Secretaria Municipal da Saúde
Ouvidoria Central da Saúde - Orientações
Como eu faço para pôr em dia a carteira de vacinação de meu filho?
Fora dos períodos de campanha, o interessado deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para atualizar o calendário de vacinações.
Como eu faço para adquirir o meu Cartão Saúde do SUS?
Basta comparecer, de segunda a sexta-feira, em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) habilitadas a fazer o cartão. Não se esqueça de levar o RG (original ou cópia) e um comprovante de residência. No caso de crianças que não tenham RG, apresentar original ou cópia da certidão de nascimento.
Eu já possuo o cartão do SUS em papel, devo trocá-lo?
Não. O munícipe será recadastrado quando precisar ir a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e deverá aguardar a chegada do cartão definitivo, que será enviado pelo Ministério da Saúde para sua residência. O cartão SUS em papel continuará valendo para o atendimento na rede de saúde até a chegada do novo cartão.
O que é o Centro de Especialidades Odontológicas - CEO?
Os Centros de Especialidades Odontológicas são unidades de saúde preparadas para oferecer a população os seguintes serviços:
- Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca.
- Periodontia especializada
- Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros
- Endodontia
- Atendimento a portadores de necessidades especiais
Como eu faço para ser atendido nos Centros de Especialidades Odontológicas?
Para fazer o tratamento em uma das especialidades é necessário ter o encaminhamento por escrito de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Como eu faço para obter informações sobre os preços de medicamentos nas Farmácias Populares?
Para detalhes de funcionamento, medicamentos e preços das Farmácias Populares, o munícipe deve ligar para o telefone 0800.61.1997 e escolher a opção 2 - Programas e Políticas de Saúde.
O que é o programa Remédio em Casa?
O Programa Remédio em Casa consiste na entrega, via Correios, de medicamentos anti-hipertensivos e hipoglicemiantes orais em quantidade suficiente para o período de 90 dias aos portadores de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Os pacientes devem apresentar quadro estável e controlado, recebendo acompanhamento em Unidade de Saúde. Este programa tem o objetivo de garantir à população o acesso mais efetivo aos medicamentos padronizados para o tratamento dessas doenças.
Quem pode participar do programa Remédio em Casa?
Qualquer pessoa que possua hipertensão arterial ou diabetes, desde que não precise de insulina. É necessário apenas, depois de se cadastrar na sua UBS, passar por duas consultas médicas consecutivas em um intervalo mínimo de 30 dias. Se o quadro do paciente se apresentar estável, o paciente passa a receber medicamentos suficientes para três meses de tratamento em casa, pelos Correios.
Recebi os medicamentos em casa por três meses pelo programa Remédio em Casa, mas o meu tratamento ainda não acabou. Eu posso continuar no programa?
Após os três meses de recebimento dos remédios, acontece uma nova avaliação médica. Se a continuidade do tratamento for necessária e o quadro se mantiver estável, o paciente irá continuar no programa por mais três meses.
Quais os remédios disponibilizados pelo programa Remédio em Casa?
São disponibilizados os seguintes medicamentos:
- Hidroclorotiazida 25mg
- Propranolol 40mg
- Atenolol 50mg
- Captopril 25mg
- Enalapril 20mg
- Enalapril 5 mg
- Nifedipino 20mg
- Anlodipino 5mg
- Acido acetilsalicílico 100mg
- Metformina 850mg
- Glibenclamida 5mg
Por que alguns postos não dão os remédios que preciso?
A entrega (dispensação) de medicamentos pelas Unidades Básicas de Saúde e das AMAS obedece o estabelecido na Portaria SMS.G 1535 de 27/09/06; esta Portaria normatiza que, para obtenção dos medicamentos gratuitamente, será necessário que o(a) médico(a) prescreva o(s) medicamento9s) com os nomes genéricos e dosagens descritos pela Relação Municipal de Medicamentos Essenciais. Portanto, as Unidades Básicas de Saúde não aceitam receitas com nomes comerciais dos medicamentos. Encontre o seu medicamento no site do Aqui Tem Remédio.
O que é o Programa Mãe Paulistana?
A Rede de Proteção Mãe Paulistana é um programa da Prefeitura da Cidade de São Paulo, coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde, que visa o desenvolvimento de ações e serviços de promoção, prevenção de doenças e assistência médica da gestante e do recém-nascido. As gestantes inscritas no programa terão acesso a todos os exames necessários e recomendados pela Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, incluindo a ultra-sonografia. O mesmo acontecerá no acompanhamento do recém-nascido até o primeiro ano de vida. Além disso, o programa prevê ainda para as gestantes inscritas e acompanhadas na UBS um Bilhete Único - Mãe Paulistana com créditos suficientes para os dias de consultas, um enxoval básico para o recém-nascido e a carteira com foto da criança no hospital.
Quem pode participar do Programa Mãe Paulistana?
Todas as gestantes residentes no município de São Paulo.
Não sou gestante, mas meu filho(a) é recém-nascido(a). Posso participar do Programa Mãe Paulistana?
Sim. Você poderá entrar na fase do planejamento familiar e fazer os exames necessários (mãe e recém-nascido). Para isto, basta se inscrever na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Quantas tarifas já estão inclusas no Bilhete Único - Mãe Paulistana?
A quantidade de tarifas disponibilizadas no Bilhete Único - Mãe Paulistana é definida caso a caso pela Unidade Básica de Saúde (UBS), de acordo com a necessidade de cada gestante. Não há quantidade mínima ou máxima.
Como é feita a distribuição de enxovais do Programa Mãe Paulistana?
Não é uma distribuição de enxovais. Somente a gestante inscrita no Mãe Paulistana, que cumpriu e realizou corretamente todos os exames, terá direito ao enxoval do bebê assim que ele nascer.
O que é Assistência Médica Ambulatorial (AMA)?
A AMA tem como função o atendimento não agendado de pacientes portadores de doenças ou agravos de baixa e média complexidade nas áreas de clínica médica, pediatria e cirurgia geral ou ginecologia. O objetivo é ampliar o acesso de pacientes que necessitam de atendimento imediato, racionalizar, organizar e estabelecer o fluxo de pacientes para as UBS, Ambulatórios de Especialidades e Hospitais.
Onde eu encontro uma unidade da AMA?
Estas unidades, em sua maioria, são implantadas e acopladas às unidades básicas de saúde, que apresentam condições de adaptação do espaço físico necessário para a AMA: cinco consultórios, sala de emergência, sala de observação, sala de RX, sala de espera, sala de apoio, entre outros.
Encontre a AMA mais perto de sua casa no site Busca Saúde.
O que é AMA Especialidades?
É uma Unidade de Assistência Médica Ambulatorial de Especialidades; elas prestam atendimento secundário complementar à saúde e oferecerão apoio e retaguarda às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região e às AMAS tradicionais.
Nas novas AMAS de Especialidades há médicos cardiologistas, endocrinologistas, urologistas, reumatologistas, neurologistas, ortopedistas e angiologistas (problemas vasculares), de maior demanda reprimida. Cada médico trabalhará em regime de plantão de 12 horas e fará 36 consultas por dia, totalizando 252 consultas diárias em cada AMA de Especialidades. O número de consultas mensais previsto é de 6 mil. Até o momento há 6 unidades de AMA Especialidades e só atenderá pacientes encaminhados por uma das Unidades Básicas de Saúde da capital.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk