Secretaria Municipal da Saúde
Postos médicos da Prefeitura de São Paulo realizam mais de 1,6 mil atendimentos entre o sábado e a segunda de Carnaval

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou 1.608 atendimentos nos postos de saúde montados nos Megablocos do Carnaval de Rua entre o sábado (1º) e esta segunda-feira (3) na capital. Do total, somente 33 pessoas precisaram de remoção, representando aproximadamente 98% de resolutividade dos casos nos próprios postos.
No sábado (1º), foram realizados 495 atendimentos e 14 remoções, e, no domingo (2) foram 575 atendimentos com 12 remoções. Nesta segunda-feira (4), os postos de atendimentos realizaram 538 atendimentos com sete remoções.
Durante o período do Carnaval, a Prefeitura de São Paulo disponibiliza postos médicos em várias regiões da cidade equipados com profissionais capacitados para atender desde intercorrências mais simples como uma medição de pressão, até casos mais críticos como traumas ou uma parada cardiorrespiratória. A estrutura conta com a presença de profissionais médicos capacitados para atendimento de urgência e emergência, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissional administrativo para suporte, além de 400 bombeiros civis que auxiliam na remoção do paciente até o posto médico.
A logística demonstra a efetividade dos serviços de assistência prestados pela SMS diante do crescimento e da dinâmica do Carnaval de Rua de São Paulo. “Essa efetividade dos serviços que estão sendo disponibilizados à população durante o Carnaval de Rua mostra o compromisso que a Saúde pública tem com a nossa cidade em todos os momentos”, comenta o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Freguesia do Ó
De acordo com o coordenador de enfermagem Flávio Augusto dos Santos, que atua no posto da Freguesia do Ó, zona Norte de São Paulo, é feito um protocolo de hidratação, onde o risco é verificado e nenhuma remoção foi feita por esse motivo. “Temos o container com gelo e água, a equipe médica avalia o paciente e verifica se há necessidade de hidratação venosa. A climatização no posto também é um fator importante, tanto para nós funcionários como para os pacientes”, ressalta.
As imagens estão disponíveis em: https://we.tl/t-Aema2i6jki
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk