Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025 | Horário: 15:18
Compartilhe:

Prefeitura assina ordem de início de obras da futura UPA Butantã

Nova unidade terá capacidade para realizar cerca de 10 mil atendimentos mensais de urgência e emergência 24 horas

Na manhã desta sexta-feira (10), o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, assinaram a ordem de serviço para o início das obras da futura Unidade de Pronto Atendimento (UPA) III Butantã - Dr. Caetano Virgílio Neto. A UPA será implantada onde funcionava o antigo Pronto-socorro (PS) Caetano Virgílio Neto, localizado na rua Augusto Farina, 1.125, próximo à rodovia Raposo Tavares.

A UPA Butantã irá compor a rede de urgência e emergência da região, que tem uma população de 468.522 habitantes, com atendimento 24 horas. Com a ampliação, a nova unidade passa a ser uma UPA de porte III e terá capacidade de realizar 10 mil atendimentos mensais.

"Aqui no Butantã vamos entregar uma UPA com uma estrutura completa e moderna, que contará com mais de 400 funcionários, mini laboratório e base do Samu, garantindo agilidade e qualidade no atendimento para a população. Essa UPA se soma à UPA Rio Pequeno, que entregamos recentemente e que está a apenas 10 minutos daqui, ampliando a rede de saúde da região”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

A nova UPA Butantã, junto com a UPA Rio Pequeno e a ampliação do Hospital Mario Degni, aumentarão a oferta de atendimentos de urgência e emergência na região”, disse o secretário Zamarco. 

Administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM Afiliadas), contará com as especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia, além de odontologia e assistência laboratorial com Minilab.

A unidade terá 30 leitos ao todo: dois leitos de isolamento, cinco leitos de urgência e dois leitos de choque, três leitos de observação pediátrica, 17 leitos de observação adulta e um leito de estabilização pediátrica; além de consultórios pediátricos; salas de classificação de risco, salas de medicamento, raio-X e sala para coleta de exames. O espaço terá ainda salas de gesso e sutura, consultório odontológico, farmácia, serviço sociais e ambientes de apoio logístico, com ambulância, sanitários acessíveis, além de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

"Essa UPA foi muito aguardada por todos aqui no Butantã, principalmente para dar conta da demanda de urgência e emergência da região. Agora, com o atendimento psiquiátrico, a gente vai poder cuidar também da saúde mental, além das especialidades e do aumento dos leitos internos, o que vai ser uma grande ajuda para a população local.” disse Vanessa Munhoz, conselheira da Supervisão de Saúde do Butantã.

Com investimento de mais de R$ 15 milhões e custeio mensal estimado em R$ 5 milhões, a previsão é que a UPA Butantã seja entregue em julho de 2026. Enquanto isso, o atendimento do antigo PS está sendo direcionado para a UPA Rio Pequeno, entregue em abril do ano passado, e Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Peri Peri.

collections
Galeria de imagens