Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 9 de Abril de 2025 | Horário: 15:07
Compartilhe:

Prefeitura entrega 34ª Unidade de Pronto Atendimento de São Paulo

A nova UPA Ipiranga tem capacidade para realizar 21 mil atendimentos por mês; unidade conta com Minilab e Fast Track, que dão celeridade nos atendimentos
A imagem mostra uma vista aérea de uma unidade de saúde recém-inaugurada, localizada em uma região urbana densamente povoada, com muitas casas ao redor, algumas delas em áreas de morro.  O prédio principal da unidade é de dois andares, com arquitetura moderna, pintura nas cores branco e cinza, e diversas janelas com grades de segurança. Há placas indicando que se trata de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), conforme os letreiros verdes visíveis em diferentes pontos da fachada.  Na área externa, há uma estrutura com tendas brancas, onde diversas pessoas estão reunidas — provavelmente autoridades, profissionais da saúde e moradores locais — o que sugere uma cerimônia de inauguração ou evento público.  O entorno da UPA está bem organizado, com muros altos e portões, áreas pavimentadas, sinalização e um clima de formalidade. Ao fundo, vê-se uma paisagem urbana com casas e prédios residenciais, indicando que esta unidade visa atender uma comunidade numerosa da região.  A presença de equipamentos como condicionadores de ar no telhado e estrutura moderna reforça o foco em oferecer infraestrutura de qualidade para atendimento à saúde

A cidade de São Paulo ganhou, nesta quarta-feira (9), a 34ª Unidade de Pronto Atendimento. A UPA Ipiranga – Dr. Augusto Gomes de Mattos, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem funcionamento 24 horas por dia e capacidade para realizar cerca de 21 mil atendimentos por mês, em diversas especialidades, incluindo atendimentos clínicos, pediátricos, ortopédicos, odontológicos e cirurgia geral.  O prefeito Ricardo Nunes destacou a importância desse investimento para salvar vidas: “com essa UPA nós vamos aumentar a capacidade de atendimento médico em 75% passando de 12 mil atendimentos médicos mensais para 21 mil, além de ampliar o número de leitos de 10 para 19, salvando muitas vidas com esse investimento”.

A nova UPA é formada por uma equipe profissional composta por 483 colaboradores, sendo 172 médicos prontos para atender a população da região. O aumento no número de profissionais vai ampliar o acesso à rede de urgência e emergência, que anteriormente eram oferecidos pelo Pronto-socorro que funcionava no mesmo local, e agora será uma UPA tipo III. Antes a unidade contava com 248 profissionais. 

“Isso é um grande ganho na saúde do munícipio de São Paulo. Nesses equipamentos, nós implementamos a linha de cuidado. Hoje, nós conseguimos diminuir a mortalidade de infarto de 30% para 4%, porque o médico nessa unidade consegue ‘trombolizar’”, disse o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

A antiga área do PS Augusto passou por uma transformação, sendo demolido o antigo prédio e sendo construída a UPA III com dois andares, e ampliando de 633 m² de área para 2.133 m². Para a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino Fonseca, essa unidade tem um atendimento estratégico: “diminuir o tempo de permanência do usuário na UPA com um atendimento rápido e de qualidade – chamado de Fast Track, além de um Minilab, que faz os exames imediatamente, com o resultado disponibilizado em 30 minutos. Assim, o médico já tem em mãos o diagnóstico para saber exatamente qual conduta tomar”. 

Com a expansão da estrutura física, além da ampliação no número de leitos, houve aumento de postos na farmácia, passando de um para dois balcões de atendimento, sendo uma na parte interna e outra externa. A recepção aumentou um guichê, passando de três para quatro. Já a antiga sala de medicação era destinada para medicação adulta e infantil, no novo espaço, são duas salas separadas (adulto e infantil) com seis poltronas em cada local, destinadas para medicação rápida. Também ocorreram ampliações e melhorias nos setores da administração, vestiários e refeitórios.  

Estrutura moderna
A UPA presta serviço resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadro agudos de natureza clínica, e primeiros atendimentos aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso. A unidade também conta com atendimento odontológico de urgência 24 horas, com capacidade para realizar cerca de 1.800 atendimentos por mês.

O Minilab possibilita a realização de 30 tipos de exames laboratoriais, consultórios para diferentes especialidades, sala de urgência e emergência, duas salas de classificação de risco, consultório odontológico, sala de eletrocardiograma, sala de raio-X, sala de gesso, sutura e medicações. 

O consultório Fast Track é voltado para que casos menos complexos sejam atendidos de forma ágil, direcionando, assim, os casos de maior gravidade para setores especializados. Com isso, o tempo de espera é reduzido, o atendimento ganha qualidade e a assistência se torna mais eficiente.

Para implantação da UPA Ipiranga, foram investidos R$ 17,9 milhões. O custeio mensal será de mais de R$ 6 milhões e a unidade será administrada pela Organização Social da Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM - PAIS). A UPA Ipiranga está localizada na rua Júlio Felipe Guedes, 200.

Link com imagens: https://we.tl/t-W55zWwlp0x

 

collections
Galeria de imagens