Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 6 de Maio de 2025 | Horário: 13:29
Compartilhe:

Prefeitura entrega 60 novas motolâncias do Samu

Objetivo é reduzir tempo de espera nos atendimentos de maior gravidade na cidade; Samu já atendeu mais de 81 mil ocorrências em 2025 
A imagem mostra um grupo de profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) sentados em motos perfiladas, prontos para atuação emergencial. Todos vestem uniformes nas cores laranja vibrante, azul escuro e detalhes em branco refletivos, que garantem alta visibilidade. Os capacetes são brancos, com faixas em laranja e azul.  Em destaque, um profissional está sentado sobre a moto, com expressão séria. Ele tem barba curta e escura, pele clara, e está olhando diretamente para a câmera. Outro profissional logo atrás possui barba mais longa e óculos transparentes. Ao fundo, há mais motociclistas, todos com o mesmo padrão de uniforme, indicando organização e preparo para atendimento rápido.  As motos são adaptadas especialmente para emergências, na cor predominantemente preta, com partes em laranja e vermelho, contendo baús identificados com o número

A Prefeitura de São Paulo entregou na manhã desta terça-feira, 6 de maio, 60 novas motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Com isso, a capital ganha um reforço estratégico para o atendimento pré-hospitalar, que visa reduzir o tempo de chegada das ocorrências de urgência, sobretudo nos horários de maior trânsito. Com isso, a cidade passa a contar com 80 motolâncias. 

“As 60 motolâncias começam a operar hoje mesmo na cidade de São Paulo, neste serviço que é de fundamental importância. Estávamos há 16 anos sem ter um incremento de motos para os serviços de urgência e emergência do Samu. Agora passamos a ter 80 motos atuando", explicou o prefeito.

Elas são utilizadas em pontos estratégicos da cidade para melhorar o tempo de resposta e ampliar a cobertura nas ocorrências de urgência e emergência na cidade. As motos são conduzidas por profissionais de enfermagem, o que possibilita a estabilização inicial do paciente até a chegada da ambulância, quando necessária. 

A imagem mostra uma vista aérea de uma concentração organizada de profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com motocicletas. Há dezenas de motos perfiladas, estacionadas em fileiras ordenadas, todas equipadas com caixas de emergência nas cores branca, laranja e vermelha, contendo o número "192" e a identificação do serviço. Os profissionais vestem uniformes de alta visibilidade na cor laranja com azul escuro, além de capacetes nas cores branca, azul e laranja.  Ao redor da área onde estão concentradas as motos, é possível observar uma movimentada rodovia urbana, com diversos veículos trafegando. À esquerda, há um carro da polícia estacionado. O local possui árvores, postes de iluminação e placas indicando uma área urbana. Ao fundo, vê-se uma linha de prédios ao longe e o céu parcialmente nublado.
As motolâncias foram entregues no novo Heliponto de Resgate da capital. (Foto: Divulgação/SMS)

“A gente ampliou muito o serviço de urgência e emergência na cidade de São Paulo com o crescimento em várias frentes, como na atenção básica, o foco hoje na cidade de São Paulo, na ampliação de 3 para 34 UPAs. Isso significa mais de mil leitos de urgência e emergência na cidade de São Paulo, com leitos em atendimentos adequados, humanizados e com segurança também para os nossos profissionais”, completou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

As motos saem para os atendimentos em duplas. Uma moto de suporte clínico e uma moto de suporte de trauma. Elas são equipadas para atenderem desde situações de baixa complexidade até situações graves de trauma com estabilização do paciente ou procedimento para reversão de eventos cardíacos com a aparelho Desfibrilador Externo Automático (DEA). 

Houve contratação de profissionais de enfermagem para atuação. Para a operação das 60 novas motolâncias, foram contratados 80 enfermeiros e 60 técnicos de enfermagem. Todos os profissionais passaram por capacitação específica para garantir agilidade, segurança e qualidade no atendimento das ocorrências. Para aquisição das motolâncias, foram investidos R$ 2,4 milhões. 

O Samu conta ainda com 142 ambulâncias, sendo 20 da Operação Delegada. Somente em 2024, o Samu atendeu 280.115 ocorrências e neste ano, até abril, 81.343 ocorrências.

Link com imagens: https://we.tl/t-BUt8N6vbUi

collections
Galeria de imagens