Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 4 de Abril de 2025 | Horário: 16:39
Compartilhe:

Prefeitura entrega novas instalações da UBS Real Parque

Unidade, localizada na zona oeste, passa a ter 47 salas e realizará cerca de 4,3 mil consultas médicas e mais de 12 mil procedimentos mensais
A imagem mostra a fachada de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) localizada no bairro Real Parque, com um design moderno. O prédio tem uma combinação de cores azul e branco, e é de dois andares, com janelas grandes. Em frente, há uma cerca de metal azul, com uma rampa de acesso amarelo. No canto inferior esquerdo, é possível ver duas pessoas sentadas em uma área coberta. Um cartaz visível na fachada indica o nome da unidade de saúde. O ambiente ao redor está bem cuidado, com calçadas e sinalização de acessibilidade.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Real Parque, localizada na zona oeste da cidade de São Paulo, ganhou novas instalações nesta sexta-feira (4). A ampliação atende a demanda da população local, que tem uma área de abrangência estimada em cerca de 23 mil habitantes, possibilitando um maior número de atendimentos. “A gente tinha aqui um equipamento muito pequeno, que não atendia a demanda, agora a gente entrega um equipamento ampliado, com 88 profissionais para poder melhorar a qualidade dos atendimentos da saúde, que é o desejo da população”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

Com a mudança, a nova unidade aumenta a capacidade mensal de 4.000 para 4.342 consultas, e de 10.541 para 12.176 procedimentos (vacinas, curativo, procedimentos de odontologia, medicação e outros). O crescimento populacional da região e a necessidade de ter um equipamento com melhor qualidade motivou a ampliação da UBS, segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco. “A gente precisava do equipamento maior para poder dar qualidade de atendimento e conforto à população e aos nossos profissionais, porque falar de saúde é pensar como o nosso profissional pode ter o melhor local de trabalho para dar o melhor resultado para nossa população”, declarou.

A UBS, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), pertence a Supervisão Técnica de Saúde (STS) Butantã e funciona no modelo misto, com atendimento tradicional, com equipe de Atenção Básica (clínico, pediatra e ginecologista), e com Estratégia de Saúde da Família, que passará a contar com três equipes, sendo uma delas voltada especificamente para o atendimento da população indígena Pankararu, que tem 182 famílias, com 668 pessoas cadastradas e 140 indígenas que transitam em outros territórios.  

De acordo com a secretária executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino, “essa unidade é um exemplo para a cidade de São Paulo, que demonstra quão diversa é a população da capital, que abriga muitos povos e etnias, e que nos motiva a melhorar a assistência prestada respeitando sempre as particularidades das comunidades que usam os nossos serviços”. 

O equipamento conta com uma estrutura física maior, aumentando o número de 25 para 47 salas, entre consultórios, incluindo ginecológicos, consultório odontológico com quatro cadeiras, Consultório Digital, salas para atividades coletivas, sala de vacina, sala de curativo, sala de coleta de exames, sala de emergência e observação, sala dos agentes comunitários de saúde (ACSs), farmácia e sanitários adaptados para pessoas com deficiência, além de ampliar também o quadro de funcionários, passando de 78 para 88 profissionais. 

Para a implantação da nova instalação da UBS Real Parque, foram investidos R$ 11,4 milhões e o custeio mensal será de R$ 839 mil. Localizada na rua Dr. Paulo Bourroul, 125, a unidade é gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Veja imagens da nova instalação da UBS Real Parque em: https://we.tl/t-MYzrYfhErV

collections
Galeria de imagens