Secretaria Municipal da Saúde
Prefeitura entrega novas instalações do Caps Adulto II Aricanduva

A rede de saúde mental da cidade de São Paulo acaba de ser fortalecida com a ampliação da estrutura do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Adulto II Aricanduva, que agora está localizado na praça Santo Atanásio, 90, na Vila Formosa. A unidade, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza acolhimento de porta aberta, com atendimento de referência técnica, médico psiquiátrico, consulta de enfermagem e consulta farmacêutica. Oferece serviços de saúde mental, como acolhimento, atendimento, atividades terapêuticas e acompanhamento.
Além disso, a unidade realiza visitas domiciliares a usuários sempre que necessário e também nos três Serviços de Residenciais Terapêuticos sob gestão do Caps: SRT I Aricanduva, SRT II Aricanduva, SRT III Aricanduva.
“O equipamento estava em um local que não estava adequado e a gente partiu para um lugar maior, com mais condições, podendo atender mais pessoas com o aumento do número de funcionários”, disse o prefeito em exercício, coronel Mello Araújo. O espaço mais amplo (passou de 497m² do antigo endereço para 600 m²) é totalmente acessível, conta com 24 salas, entre recepção, consultórios, espaços para grupos, farmácia, enfermagem, salas administrativas, copa, cozinha para oficinas e áreas específicas para medicação e acolhimento.
Para o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, a ampliação é um demonstrativo da importância que a Prefeitura dá para a saúde mental. "O Ministério da Saúde exige um Caps para cada 200 mil pessoas. São Paulo oferece um para cada 116 mil pessoas", explica.
A mudança de endereço garante ainda a ampliação da oferta de serviços e passa a oferecer novas atividades em grupos, como: dança, futebol, fotografia, caminhada, entre outros. De acordo com a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância Sanitária (Seabevs), Sandra Sabino, a ideia é renovar e modernizar todas as instalações das unidades de saúde. "Isso tudo para melhorar a qualidade do nosso atendimento. É importante dizer o quanto a Prefeitura e a SMS juntas estão conseguindo ampliar a rede", afirma.
Houve ampliação também no número de profissionais, que passou de 30 para 35, com contratação de um assistente social; dois auxiliares de enfermagem; um profissional de educação física; um psicólogo, além de dois auxiliares técnicos que aumentaram a carga horária de 20 para 30 horas. Essa mudança representa um aumento de 16,7% da equipe técnica.
A unidade tem 373 pacientes ativos e realiza, em média, o atendimento de 230 pacientes/mês.
Para entregar as melhorias foram investidos cerca de R$ 946 mil. Esse crescimento representa um importante reforço nas políticas públicas voltadas ao cuidado integral em saúde mental e ao atendimento de pessoas com transtornos mentais e/ou uso abusivo de álcool e outras drogas.
O Caps Adulto II Aricanduva é administrado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e tem custeio mensal de cerca de R$ 450 mil. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Rede de saúde mental
A cidade de São Paulo tem avançado significativamente na ampliação e qualificação da rede de atenção em saúde mental. Em 2016, havia 83 Caps em funcionamento, o número saltou para 103 unidades em operação. Deste total, 35 são especializadas no atendimento a pessoas com questões relacionadas ao uso de álcool e outras drogas (Caps AD), 34 atendem o público infantojuvenil (Caps IJ) e outras 34 são destinadas ao público adulto. Desde 2021, além da entrega de sete novos Caps, o Caps IJ Santana e o Caps IJ Ipiranga receberam novas instalações e contam com estruturas mais adequadas para o atendimento qualificado da população.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk