Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 3 de Abril de 2025 | Horário: 16:09
Compartilhe:

Programa Remédio na Hora ultrapassa 226 mil buscas

Ferramenta da Saúde da capital, que integra o app e-saúdeSP, monitora a disponibilidade de medicamentos nas 479 UBSs

A ferramenta Remédio na Hora, da Prefeitura de São Paulo, já registrou mais de 226 mil buscas por parte da população da capital. Localizada dentro do aplicativo e-saúdeSP, a funcionalidade, criada há um ano monitora a disponibilidade dos medicamentos nas farmácias das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal.

Segundo dados do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a trigger (gatilho) de busca foi acionada 4.304.445 vezes neste período, o que não necessariamente retornou em medicamentos.

Em relação à entrega de medicamentos nas farmácias, no ano de 2024 foram atendidos mais de 31 milhões de pacientes e cerca de 40 milhões de prescrições nas farmácias municipais da rede básica e de especialidades. A relação Municipal de Medicamentos (Remume) da capital conta com cerca de 300 medicamentos.

O aplicativo e-saúdeSP pode ser baixado nas versões Android e iOS. O app supera 4,3 milhões de usuários cadastrados, mais de 26 milhões de acessos e 6,2 milhões de downloads. Mas o Remédio na Hora também pode ser acessado pelo computador, sem necessidade de login e senha, clicando aqui.

Para consultar pelo celular, basta baixar o aplicativo “e-saúdeSP” na loja de aplicativos do seu smartphone (android ou ios) e, ao abri-lo, selecionar a opção Remédio Na Hora. 

Veja como realizar pesquisa por meio do Remédio na Hora:

– Informe seu endereço ou localidade onde deseja procurar o medicamento. O mapa mostrará as UBSs próximas à localização indicada;
– Em seguida, informe o nome genérico do medicamento ou insumo. Não são aceitos os nomes comerciais dos remédios (ex: aspirina), apenas os princípios ativos (ácido acetil salicílico);
– Uma lista com nome e gramaturas aparecerá em destaque. Basta escolher a medida prescrita e clicar em buscar;
– É possível pesquisar até cinco medicamentos ao mesmo tempo.
– Na tela seguinte, aparecem os lugares onde pode ser encontrada pelo menos uma unidade do medicamento pesquisado com indicação do nível dos estoques: alto (verde), médio (amarelo) e baixo (vermelho) e a quantidade exata de doses.
Para alguns medicamentos, o sistema apresenta orientações quanto aos critérios de prescrição e dispensação específicos. 

Dentre os medicamentos mais pesquisados neste primeiro ano de funcionamento do Remédio na Hora estão os comprimidos de sertralina 50 mg, Harpagophytum Procumbens (garra do diabo, medicamento fitoterápico) harpagosídeo 5 mg a 50 mg, cloridrato de fluoxetina 20 mg e sinvastatina 20 mg; além de formoterol 12 mcg + budesonida 400 mcg apresentado como pó em cápsula para inalação.

O e-saúdeSP, aplicativo que reúne todas as informações dos munícipes no SUS da capital, oferece ainda vários outros serviços, como Vacina Sampa, SPrEP, Modera SP e Agenda Fácil.

collections
Galeria de imagens