Secretaria Municipal da Saúde

Sábado, 12 de Abril de 2025 | Horário: 16:30
Compartilhe:

Saúde da capital é premiada no 38º Cosems por projeto sobre raça e ancestralidade

Trabalho reconhecido no Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo foi desenvolvido pelo Caps Infanto Juvenil Ermelino Matarazzo
A imagem mostra uma mulher segurando um certificado e um troféu, sorrindo discretamente para a câmera. O certificado reconhece o trabalho intitulado

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu, nesta sexta-feira (11), o Prêmio David Capistrano durante o 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), realizado na cidade de Santos. O evento, considerado um dos maiores de saúde pública do país, começou na quarta-feira (9) e reconheceu 15 experiências exitosas em saúde dos municípios paulistas.

O projeto premiado foi “Kilombinho: uma viagem lúdica afrorreferenciada e comunitária a partir da atenção psicossocial”, inscrito por Fabiana da Silva Galdino e desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantojuvenil (IJ) de Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo. O trabalho busca pautar as discussões sobre racialidade de forma efetiva com a utilização de brincadeiras e atividades lúdicas. “Esse prêmio é o reconhecimento da importância da realização desse tipo de trabalho nas regiões mais vulneráveis”, afirmou Eliete Bergamo, supervisora de saúde de Ermelino Matarazzo. Conheça o trabalho clicando aqui.

Outros 15 trabalhos receberam a menção honrosa na 14ª edição do prêmio, e 42 projetos foram indicados à mostra nacional “Aqui Tem SUS”, a ser realizada durante o 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretários Municipais (Conasems), que acontece de 15  a 18 de junho em Belo Horizonte  (MG). 

O projeto “Da farmácia até a calçada: caminho dos medicamentos até a população em situação de rua”, inscrito por equipamentos de saúde da zona oeste da capital, recebeu menção honrosa. Outros dois trabalhos, “Eu existo! Vacinação como instrumento de inclusão em centros de acolhida na zona sul de São Paulo”, da região da Capela do Socorro (clique aqui para ver o projeto) e "Gerenciamento do cuidado de pacientes em tratamento de feridas crônicas na UBS Chácara Santo Antônio" (clique aqui para ver) estão entre as 42 experiências escolhidas para ir ao Conasems. 

"A cidade de São Paulo é um mundo. As coisas que acontecem na capital e dão certo, funcionam em qualquer outro lugar”, avaliou Geraldo Reple Sobrinho, presidente do Cosems.

“Mais uma vez foi motivo de orgulho ver a participação dos profissionais que fazem o SUS na capital, levando e compartilhando experiências tão diversas e tão ricas ao congresso”, enfatizou o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco.

Experiências exitosas
O tema “A nova gestão municipal na era digital” pautou a programação de cursos, seminários e rodas de conversas para um público de mais de três mil participantes do congresso, além da 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios. A SMS inscreveu 601 trabalhos, que competiram entre 2.121 experiências registradas por 149 municípios. 

Os projetos integraram 12 temas: Assistência Farmacêutica, Atenção Básica, Gestão de Pessoas, do Trabalho e Educação Permanente, Gestão em Saúde, Participação Social, Promoção em Saúde, Regulação e Redes de Atenção em Saúde (RAS), Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Vigilância em Saúde, Saúde Digital, Mudanças Climáticas e Práticas Integrativas e Complementares (Pics).

Cada temática foi abordada ainda nas rodas de conversa “Dialogando com a Mostra”, onde os participantes puderam compartilhar suas experiências exitosas e como enfrentaram os principais desafios existentes.

Para Miriam Carvalho de Moraes Lavado, da Assessoria de Planejamento (Asplan), o momento valioso proporcionado pelo Cosems ajuda a pensar em outras possibilidades na administração pública: “A gente sai com vontade de fazer coisas novas”, afirmou.

Espaço Pics
O congresso também proporcionou um espaço dedicado para discussão e oferta de diversas modalidades das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics). Pioneira nessas terapias, a cidade de São Paulo desenvolveu e coordenou as atividades desse espaço, que contou com yoga, dança circular, auriculoterapia, automassagem, meditação e palestras em sua programação.

Link com fotos: https://we.tl/t-biqjsfAez6

 

collections
Galeria de imagens