Secretaria Municipal da Saúde
Saúde entrega 103º Centro de Atenção Psicossocial da capital
A Secretaria Municipal da saúde (SMS) entregou nesta terça-feira, 6 de agosto, o 103º Centro de Atenção Psicossocial da cidade de São Paulo, o Caps Infantojuvenil (IJ) III Pirituba/Jaraguá, localizado na zona norte, ampliando a oferta no atendimento e o acolhimento especializado para pessoas entre 0 e 24 anos que sofrem de transtornos mentais graves e persistentes.
O Caps também oferece acompanhamento aos familiares dos pacientes, atividades terapêuticas e psicoeducativas em grupo, atividades físicas de livre expressão corporal, além de oficinas de artesanato. O Caps IJ III Pirituba/Jaraguá tem capacidade para cadastrar 210 usuários por mês e funcionará 24h por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados. De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, para atendimento e acolhimento, inclusive com grupos e oficinas. Das 19h às 7h, o equipamento funciona para hospitalidade noturna, seguindo a prerrogativa do Caps III.
“O Caps Infantojuvenil tem um atendimento mais completo e com a oportunidade de o paciente ficar acolhido durante de segunda a segunda. Nós tínhamos dois Caps IJ com funcionamento 24 horas em 2017 e criamos mais sete com esse horário de funcionamento. Ao todo, a cidade agora tem 34 Caps IJ”, declarou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
“Esse equipamento é de grande importância para as crianças e jovens da nossa cidade e, sem dúvida, vai ajudar muito as famílias”, celebrou o secretário de Governo, Edson Aparecido.
O Caps IJ III Pirituba/Jaraguá atende jovens com necessidades decorrentes de transtornos mentais graves e persistentes, e que necessitam de cuidados clínicos contínuos. O modelo Caps IJ III é um serviço que possui oito leitos para observação e monitoramento, além de funcionar 24 horas, incluindo fins de semana e feriados. O local conta com 24 salas, como recepção, sala de espera, espaço para convivência, consultórios, sala para oficinas e grupos, sala de enfermagem, farmácia, entre outros; e conta com uma equipe composta por 68 colaboradores, sendo um gerente, dois assistentes sociais, 12 enfermeiros, três farmacêuticos, quatro fonoaudiólogas, um pediatra, dois psiquiatras, um educador físico, quatro psicólogos, um psicopedagogo, 16 técnicos de enfermagem, quatro terapeutas ocupacionais, dois agentes redutores de danos, dois assistentes administrativos, 11 auxiliares administrativos, um auxiliar de serviços gerais, três auxiliares técnico – oficineiro e quatro técnicos de farmácia.
O novo Caps teve um investimento total de 1.189.147,15 e é gerenciado pela Organização Social de Saúde (OSS) SPDM-PAIS, com custeio mensal de R$ 846.422,09. A unidade é está instalada na rua Dona Gertrudes Jordão, 324, Jaraguá.