Secretaria Municipal da Saúde
Saúde entrega 35º Centro Especializado em Reabilitação da cidade de São Paulo
A cidade de São Paulo ganhou, nessa quarta-feira (26), o 35º Centro Especializado em Reabilitação. Localizado no bairro de Campo Limpo, na zona sul, o CER tipo II Girassol, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fortalecerá as ações de inclusão e reabilitação física e intelectual de pessoas com deficiência do território. Com uma estrutura moderna e amplamente equipada, o CER Girassol oferecerá um serviço de alta qualidade às pessoas com deficiência.
Com o objetivo de ampliar a oferta do atendimento especializado, o CER Girassol tem previsão de realizar 3.240 procedimentos da equipe multidisciplinar por mês, entre reabilitação física e intelectual. Ainda, por mês, serão realizadas cerca de 700 acompanhamentos por mês, sendo 400 da reabilitação física e 300 da reabilitação intelectual, além de 70 novas avaliações, sendo 40 na reabilitação física e 30 na reabilitação intelectual.
“Esse CER tem um diferencial dos outros 34: ele tem um foco nas crianças com transtorno do espectro autista. Aqui nós teremos neuropediatra e toda uma infraestrutura com equipamentos, espaços e profissionais para atender essas pessoas”, destacou o prefeito Ricardo Nunes durante a entrega da unidade.
“Aqui tem equipe multiprofissional, fisioterapeuta, acompanhante da pessoa com deficiência. Tudo o que foi pedido, a Saúde se preocupou em oferecer nesse equipamento. São Paulo tem 35 CERs agora e cada vez mais a gente vai avançando e oferecendo o serviço de qualidade para a população”, celebrou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Os pacientes contarão com avaliação multiprofissional em reabilitação, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisiatras, psicólogos, neurologistas (infantil e adulto), neuropsicólogos, fisiatra, enfermagem. Haverá ainda elaboração, desenvolvimento e monitoramento do Plano Terapêutico Singular (PTS); terapia individual; terapia em grupo/oficinas terapêuticas; apoio e orientação para a realização de atividades de vida diária (AVD e AIVD); atendimento compartilhado; prescrição, adaptação e fornecimento de recursos e dispositivos de Tecnologia Assistiva: meios auxiliares de locomoção e órteses.
Além disso, contará também com uma equipe de Estratégia Acompanhante de Saúde da Pessoas com Deficiência (APD) intelectual, composta por um enfermeiro, um motorista, um fonoaudiólogo e seis acompanhantes, que realizarão atendimento no território, auxiliando as pessoas com deficiência a realizar trajetos, acompanhar em atendimentos de saúde, atividades culturais, lazer, educação e promovendo a inclusão no mercado de trabalho. Ao todo, o equipamento terá 57 colaboradores.
A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, comemorou a entrega do CER Girassol: “Nós ouvimos a demanda da população, principalmente das mães atípicas. A inclusão é feita com amor, e é isso que está sendo feito aqui. Obrigada por mais esse equipamento”, disse.
A nova unidade, que ocupa um espaço com mais de 384m², terá consultórios médicos, de enfermagem e multidisciplinar, área de convivência externa, sala de reabilitação, sala do serviço social – atendimento em grupos, sala de cinesioterapia, sala de AVD, elevador, sanitários e mais. No térreo estão a recepção, administração, área de convivência, cinesioterapia (que consiste em uma terapia com movimentos para reabilitação motora), sala de estimulação infantil, consultório e enfermagem. No primeiro andar, demais consultórios, atividade de vida prática diária, realidade virtual, banheiros e gerência.
“Eu penso que muitas famílias serão beneficiadas com esse serviço, com todos os profissionais disponíveis neste CER. Para a família que tem um filho autista em casa será muito bom”, comentou Marinês Lourenço Cruz, mãe de um adolescente de 14 anos com autismo acompanhado por outros equipamentos da rede municipal e, agora, pelo CER Girassol.
Além do Girassol, outros três Centros Especializados em Reabilitação foram entregues pela atual gestão: o Pirituba, na zona norte, em julho de 2023; o Interlagos, na zona sul, em dezembro de 2023; e o Moema, na região sudeste, em fevereiro de 2024. Além destes, os CERs Perus (norte) e São Mateus (leste) receberam novas instalações em setembro de 2023 e junho de 2024, respectivamente.
Somente em 2024, 324 mil pacientes foram atendidos nos CERs; em janeiro deste ano, mais de 27 mil pessoas foram atendidas.
Gerenciada pela Organização Social da Saúde (OSS) Centro de Estudos e Pesquisa Dr. João Amorim (Cejam), o CER Girassol está localizado na rua Aroldo de Azevedo, 125, Jardim Bom Refúgio, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19. O custeio mensal é de cerca de RS 773 mil.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk