Secretaria Municipal da Saúde
Saúde entrega a 476ª Unidade Básica de Saúde na cidade
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou nesta quarta-feira (16), a 476ª Unidade Básica de Saúde da cidade de São Paulo, a UBS Parque Santo Antônio II, na região sul da capital.
A UBS Parque Santo Antônio II, pertence a Supervisão Técnica de Saúde (STS) M’Boi Mirim, atende no modelo Estratégia Saúde da Família (ESF) e foi planejada com a finalidade de eliminar barreiras geográficas, ampliar o acesso e melhorar as condições de atendimento para a população da região, trazendo ainda a oferta de atendimento de saúde bucal, psicologia, fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia.
A região de M’Boi Mirim é coberta em sua totalidade pela ESF, atualmente são 176 equipes de ESF no território. Entre 2017 e 2023 ocorreu um aumento de 36 equipes de saúde bucal (ESB) passando 43 para 79 ESB. A cobertura de atendimento odontológico cresceu para 84% no território.
O equipamento integra os demais 63 equipamentos de saúde no território e conta com uma estrutura física composta por sete consultórios, um deles de odontologia; raio-X odontológico, salas de regulação, acolhimento, espera, idoso, saúde da mulher, ginecologia, vacina, medicação, inalação, coleta de exames laboratoriais, sala de agente comunitário de saúde, Núcleo de Vigilância em Saúde (Nuvis), Programa de Automonitoramento Glicêmico (Pamg), esterilização, curativo, farmácia, almoxarifados, sanitários incluindo para pessoa com deficiência (PCD), refeitório, tecnologia da informação, enfermagem, auditório, assistência social, recepção, brinquedoteca, gerência, administrativo e outros.
“Hoje é um dia de muita alegria aqui no Parque Santo Antônio. Essa região precisava de uma UBS feita dessa maneira, com equipamentos modernos e que ajudam a suprir a necessidade da população. Estamos mostrando como se faz saúde na cidade de São Paulo. Estou muito satisfeito com o que vi aqui, um trabalho de qualidade. Estamos avançando cada vez mais em todas as unidades de saúde”, destacou o secretário de saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Com custeio mensal de mais de R$ 839 mil, a unidade conta com um quadro de 103 colaboradores, sendo um gerente, seis médicos da ESF, quatro cirurgiões-dentistas, dois farmacêuticos, um supervisor de enfermagem, seis enfermeiros da ESF, um fisioterapeuta, um fonoaudiólogo, um nutricionista, um profissional de educação física na saúde, um psicólogo, um assistente social, 12 auxiliares de enfermagem da ESF, um técnico em saúde bucal, quatro auxiliares em saúde bucal da ESF, quatro técnicos em farmácia, um supervisor administrativo, quatro orientadores de público, um agente de promoção ambiental, 10 auxiliares administrativo e 30 agentes comunitário de saúde (ACSs). Foram investidos mais de R$ 11 milhões para a implantação do equipamento.
Uma das primeiras pacientes a serem atendidas na nova unidade, a dona de casa, Mercedes Ferreira Martins, 43 anos, aprovou o atendimento recebido pelos médicos. Ela havia sido encaminhada para o clínico geral. “Foi uma ótima surpresa. Em pouco tempo, passei pelo atendimento médico e já tinha em mãos todos os exames que preciso fazer para dar sequência ao meu tratamento. Sou moradora da região e me chamou bastante a atenção positivamente o fato da agilidade com que as coisas aconteceram aqui. A saúde púbica precisa ser assim sempre”, declarou.
Localizada na rua Antônio Rosa Ramos, 898, no Jardim São Luís, a unidade é gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Comunitária Monte Azul e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas.