Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 28 de Março de 2025 | Horário: 14:00
Compartilhe:

Saúde lança documento sobre fitoterápicos disponíveis nas UBSs

Memento de Fitoterapia traz informações sobre os fitoterápicos que integram a Relação Municipal de Medicamentos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) acaba de lançar a 2ª edição do Memento de Fitoterapia, por meio da Área Técnica de Assistência Farmacêutica. A publicação é um importante documento orientador para profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital, pois contém o detalhamento dos seis medicamentos fitoterápicos padronizados na Relação Municipal de Medicamentos (Remume/SMS-SP).
Os fitoterápicos disponíveis atualmente nas farmácias públicas municipais são espinheira-santa, garra do diabo, isoflavona de soja, valeriana, guaco e alcachofra. 

Renata Imparato assessora da Área Técnica de Assistência Farmacêutica ressalta que a publicação foi atualizada por meio de processo multidisciplinar e participativo envolvendo as áreas técnicas da SMS, os territórios de saúde e instituições externas com vínculo acadêmico.  “A expectativa é que a partir dessa edição o documento seja atualizado permanentemente”, acrescenta.

Em suas 35 páginas, o Memento de Fitoterapia traz um pouco da história e da expansão da fitoterapia no mundo e no Brasil, aspectos legais relacionados à sua aplicação e informações sobre cada um dos medicamentos fitoterápicos, como: nome científico da planta, informações gerais, parte usada, composição química, indicações terapêuticas, farmacodinâmica, dose diária recomendada, tempo de tratamento, efeitos adversos, superdosagem, contraindicações, precauções e interações. 

Políticas para o uso de fitoterápicos
As diretrizes para o uso da fitoterapia na saúde pública foram estabelecidas em 2006, com a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos; em 2011 foi publicado o Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, e em 2016, o Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira. 

Além disso, a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais de 2024 (Rename) possui medicamentos fitoterápicos que são indicados pelo Ministério da Saúde para dispensação à população brasileira. No âmbito municipal, em 2014 foi publicada a primeira edição do Memento de Fitoterapia, que efetivou a implementação da fitoterapia na rede municipal de saúde e serviu de base para esta 2ª edição.

Clique aqui para acessar a 2ª edição do Memento de Fitoterapia da SMS.


 

collections
Galeria de imagens