Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2025 | Horário: 18:00
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Saúde lança projeto voltado à excelência nas Unidades de Pronto Atendimento

Realizado em parceria com o Escritório de Excelência Einstein e o Institute for Healthcare Improvement, “UPAs em Ação” trabalhará em frentes como assistência ao paciente e excelência operacional
A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas para uma foto em frente a um painel com o logotipo

Nesta segunda-feira (27), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu um evento especial para lançar o programa UPAs em Ação – Transformando as emergências com ciências da melhoria, que até o final de 2025 implementará medidas que impactarão na experiência do usuário e na melhoria do cuidado em 11 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital.

Participarão do projeto Inicialmente as UPAs City Jaraguá, Pirituba, Perus, Vila Maria, Mooca, Tatuapé, Carrão, Jardim Helena, Vila Mariana, Sacomã e Jabaquara.

O programa envolvendo estas unidades pré-hospitalares fixas 24h será implantando pela Secretaria Executiva da Atenção Básica, Especialidade Vigilância em Saúde (Seabevs) da SMS e conta com o apoio técnico e metodológico do Institute for Healthcare Improvement (IHI) e da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, por meio do Escritório de Excelência Einstein, organizações de referência em melhoria da qualidade, segurança e e eficiência operacional na área da saúde.

“Trata-se de um projeto inovador dentro dos serviços de urgência e emergência da capital, que vem ganhando enorme importância dentro da rede municipal de saúde”, frisa a secretária executiva de Seabevs, Sandra Sabino.

Melhorias iniciam com assistência ao paciente
Todas as 11 UPAs passarão por melhorias em quatro frentes: Assistência ao Paciente, Excelência Operacional, Custeio e Lideranças. Na área de Assistência ao Paciente, o objetivo é implementar ações que incentivem o uso de protocolos e bundles (conjunto de intervenções) em urgências e emergências, garantindo a detecção rápida e o manejo adequado de condições clínicas graves. São elas: sepse, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória aguda, dor abdominal e trauma. Adicionalmente, será implantado um protocolo para casos de violência doméstica.

Em Excelência Operacional, o objetivo é melhorar os processos das unidades, focando na jornada do paciente e nos fluxos essenciais para um atendimento mais rápido e eficiente. Busca-se reduzir o tempo de permanência dos pacientes nas UPAs, além de ampliar a capacidade de atendimento nas unidades contempladas pelo projeto.

Na frente Custeio, serão avaliados os custos da assistência prestada ao paciente, de forma a identificar oportunidades de melhoria para a redução de desperdícios, permitindo uma melhor distribuição dos recursos disponíveis, melhor assistência e segurança ao paciente

Em Liderança, o objetivo é desenvolver habilidades para usar ferramentas e práticas que reforcem a cultura de melhoria contínua nas unidades, além de engajar a equipe para garantir mudanças duradouras. O programa UPA em Ação promoveu a formação de 12 especialistas em ciências da melhoria contínua e até o final de 2025 formará 100 “arquitetos” em qualidade e condução de projetos entre os profissionais de todas as unidades envolvidas.

“Ao final da implantação das melhorias, nossa expectativa é que as UPAs estejam operando com fluxos mais rápidos para o atendimento inicial e diagnóstico dos pacientes em condições críticas como infarto, AVC e sepse”, pontua Claudia Garcia de Barros, diretora do Escritório de Excelência Einstein. “Além disso, esperamos que a comunidade que utiliza as UPAs como primeira opção esteja bem informada sobre quando procurar assistência nestas unidades de urgência e emergência e quando recorrer aos outros serviços da rede de atenção primária”, finaliza.

Para a coordenadora da CRS Leste, Nilza Maria Piassi Bertelli, “As realidades são muito diferentes nas várias regiões da cidade, mas todos os equipamentos têm que entregar resultados; no fundo tudo se traduz em uma coisa só: a qualidade da assistência que temos que oferecer para os nossos usuários e também para os próprios trabalhadores; este será um excelente projeto, porque vai gerar frutos por muitos e muitos anos.”

 

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