Secretaria Municipal da Saúde
Saúde municipal debate mudanças climáticas e qualidade da água
A água potável é capaz de prevenir doenças. Contribuir para avaliar a qualidade deste recurso natural essencial à vida de todos os seres vivos é também prioridade da saúde municipal, que promove, nesta sexta-feira (21), o Seminário Dia Mundial da Água - mudanças climáticas e os impactos na qualidade da água para consumo humano.
O evento, que acontece no Campus Vergueiro da Uninove, é promovido pela Divisão da Vigilância em Saúde Ambiental (DVISAM) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e contará com a presença de representantes do Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação Geral da Vigilância e Saúde Ambiental, da Agência Nacional das Águas (ANA), da Sabesp e das Secretarias Municipais de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e do Verde e Meio Ambiente (SVMA).
“Além da troca de experiências e percepções, queremos chamar atenção sobre como as mudanças climáticas afetam a água do planeta, alterando o ciclo das chuvas, aumentando as temperaturas e o nível do mar, mas também resultam em escassez hídrica, com períodos de seca e comprometimento da qualidade da água”, afirma Magali Batista, Diretora da DVISAM.
Entre os temas a serem abordados estão: “Águas e mudanças climáticas: os desafios no brasil e no mundo (Daniel Valencia Cardenas – Vigiagua Ministério da Saúde), “Impacto da mudança Climática nos Recursos Hídricos do Brasil” (Cássio Guilherme Rampelli - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), “A relação da metrópole paulistana no contexto das alterações climáticas” (Marco Antônio Palermo - Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento), “Mudanças Climáticas e seus impactos no setor de saneamento” (Reynaldo Young Ribeiro – Sabesp) e “Águas Urbanas e as Mudanças Climáticas” (Miriam Falótico - Secretaria do Verde e Meio Ambiente).
Criado em 1993 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março. O tema da data para 2025 é "Água para a Ação Climática", abordando emergências relacionadas às mudanças climáticas, degradação ambiental e perda de biodiversidade.
Programa monitora qualidade da água na capital
A DVISAM atua no gerenciamento de riscos, epidemiologia ambiental e outros sistemas de informação em vigilância ambiental. Entre os programas da divisão está o Programa Vigiagua, que tem como objetivo exercer a vigilância da qualidade da água para consumo humano no município de São Paulo, bem como detectar situações de risco à saúde relacionadas ao seu consumo.
As ações do programa são executadas por meio das 28 Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis), distribuídas pelas seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). Entre elas estão inspeções nos sistemas de abastecimento de água, nas soluções alternativas de abastecimento de água e distribuidoras/transportadoras de água potável.
Além disso, o Vigiagua acompanha e avalia as análises de controle da qualidade da água para consumo humano realizadas pela concessionária responsável pelo sistema de abastecimento de água da capital, por meio do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) do Ministério da Saúde.
Mensalmente, são coletadas e analisadas mais de 500 amostras das águas ofertadas pela concessionária. As análises são realizadas no Laboratório de Controle de Qualidade da Água e Alimento da Prefeitura de São Paulo.
SERVIÇO
Seminário Dia Mundial da Água - mudanças climáticas e os impactos na qualidade da água para consumo humano
Data: 21 de março, das 8h às 13h
Local: Auditório da Universidade Nove de Julho (Uninove) campus Vergueiro – Rua Vergueiro, 235, Liberdade
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk