Secretaria Municipal da Saúde
Saúde promove vacinação contra HPV e Hepatite A para pessoas em uso de PrEP na Estação República do Metrô nos dias 14 e 15 de maio
Pessoas em uso da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) poderão acessar vacinação gratuita contra o vírus HPV e a hepatite A nos dias 14 e 15 de maio (quarta e quinta-feira) na Estação República (Linha 3-Vermelha do Metrô). A iniciativa é da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, por meio da Coordenadoria de IST/Aids e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) em parceria com o Metrô, e acontecerá no mesmo piso das catracas, ao lado da Estação Prevenção - Jorge Beloqui, das 16h às 22h.
“Levar a vacinação para um espaço de grande circulação é uma forma de facilitar o acesso e integrar a prevenção ao cotidiano das pessoas. A saúde precisa estar onde as pessoas estão, especialmente quando falamos de populações prioritárias, como os usuários da PrEP”, destaca a coordenadora de IST/Aids da cidade de São Paulo, Cristina Abbate.
Para receber a imunização, é necessário ser usuário da PrEP, uma profilaxia oferecida gratuitamente pelo SUS que impede a infecção pelo HIV mesmo em caso de contato com o vírus. Ela está disponível para todas as pessoas com 15 anos ou mais e pelo menos 35kg de peso corporal em toda a Rede Municipal Especializada em IST/Aids, bem como em unidades 24 horas parceiras e na Rede Sampa Trans. Quem não possuir cadastro para a PrEP, terá a oportunidade de ser atendido na Estação Prevenção – Jorge Beloqui, uma unidade especializada em IST/Aids que fica dentro da estação e que funciona de terça-feira a sábado, das 17h às 23h.
A vacinação contra hepatite A e HPV para usuários de PrEP também está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, nos Serviços de Atenção Especializada em IST/Aids (SAE) do município. Todos os endereços podem ser consultados no site da Coordenadoria de IST/Aids.
A cidade de São Paulo conta atualmente com cerca de 64 mil pessoas cadastradas para uso da PrEP. Além de reduzir o risco de infecção pelo vírus, essa profilaxia é parte de uma estratégia mais ampla de prevenção combinada, que inclui ações como testagem regular e vacinação, contribuindo também para a prevenção de outras IST. Esse conjunto de cuidados tem refletido em avanços na saúde pública, uma vez que a cidade registra, pelo oitavo ano consecutivo, queda no número de novos casos de HIV.
Sobre as infecções
A transmissão do vírus da hepatite A ocorre predominantemente por via fecal-oral, podendo acontecer através da ingestão de água ou alimentos contaminados, bem como por meio de práticas sexuais que envolvem contato oro-anal.
Já o HPV (papilomavírus humano) é um vírus sexualmente transmissível que pode causar verrugas genitais e está associado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, ânus, pênis e orofaringe.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk