Secretaria Municipal da Saúde

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Sábado, 24 de Maio de 2025 | Horário: 11:00
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Saiba como funcionam os quatro hospitais veterinários públicos da capital

​​​​​​​Unidades, localizadas nas regiões norte, sul, leste e oeste, atendem a população de baixa renda residente na cidade de São Paulo
A imagem mostra um atendimento veterinário a um gato em uma clínica. O animal, de pelagem alaranjada, está deitado sobre uma manta colorida com estampas florais, enquanto é submetido a um exame de ultrassonografia. Um profissional da saúde veterinária, com tatuagens visíveis nos braços e vestindo uniforme azul com o logotipo da ANCLIVEPA-SP (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo), realiza o exame utilizando o aparelho de ultrassom. O gato está sendo cuidadosamente contido por outra pessoa, demonstrando um ambiente de cuidado e atenção. Ao fundo, vê-se uma bancada com materiais e frascos utilizados no procedimento.

A cidade de São Paulo conta com quatro hospitais veterinários públicos localizados nas zonas leste, norte, sul e oeste para prestar atendimento clínico e cirúrgico aos animais de estimação. O serviço, que funciona todos os dias da semana nas unidades Sul e Leste e de segunda a sexta-feira das 7h às 17h na unidades Norte e Oeste, visa atender a população de baixa renda, e é exclusivo aos munícipes residentes na cidade de São Paulo. Os atendimentos são realizados conforme disponibilidade de vaga e com priorização dos casos de urgência e emergência, que seguem critérios médicos.

Os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação. No total são sete especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

Diferença entre urgência e emergência
Muitas pessoas têm dúvidas de como são avaliados os casos de urgência e emergência veterinária. O atendimento de urgência é aquele que não possui um risco de morte iminente, mas se não for tratado pode evoluir para um quadro mais grave. Exemplos: tumores com feridas, icterícia (animal amarelado) e secreção na região genital no caso de fêmeas.

Já o atendimento de emergência é tudo que implica risco iminente de morte, que deve ser tratado nos primeiros momentos após sua constatação. Exemplos: atropelamentos, hemorragia ativa, convulsão, perda de consciência, falta de ar e obstrução uretral.

Documentos obrigatórios
Para ser atendido, o tutor deve apresentar os documentos obrigatórios: Registro Geral do Animal (RGA), documento do tutor constando foto e Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de comprovante de endereço e comprovante de cadastro em programa social, se houver. É feita triagem social na recepção.

Casos não emergenciais – como funciona o atendimento
Nas unidades das zonas sul, norte e leste, o atendimento para casos não emergenciais funciona mediante agendamento presencial, para atendimento na semana seguinte, conforme disponibilidade de vaga. Quando houver feriado, o agendamento acontece no primeiro dia útil subsequente; uma vez agendado, basta o tutor retornar ao hospital com o animal no dia e horário definidos. A medida não afeta os casos de urgência e emergência, que continuarão sendo atendidos em qualquer horário do funcionamento da unidade.

Já o hospital veterinário público da zona oeste segue com o modelo antigo conforme ordem de chegada, mediante distribuição de senhas, que ocorre a partir das 7h, de segunda a sexta-feira.

SERVIÇO - Hospitais veterinários públicos

Unidade Leste
Funcionamento todos os dias, das 7h às 17h
Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as terças-feiras, a partir de 14h. O número de agendamentos é limitado à capacidade operacional de cada unidade
Av. Salim Farah Maluf, esquina com Rua Ulisses Cruz, lado par – Tatuapé
Triagem social obrigatória na recepção

Unidade Sul
Funcionamento todos os dias, das 7h às 17h
Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as segundas-feiras, a partir de 14h. O número de agendamentos é limitado à capacidade operacional de cada unidade
Rua Agostino Togneri, n° 153 – Jurubatuba
Triagem social obrigatória na recepção

Unidade Norte
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (exceto feriados)
Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as quartas-feiras, a partir de 14h. O número de agendamentos é limitado à capacidade operacional de cada unidade.
Rua Atílio Piffer, 687 - Casa Verde
Triagem social obrigatória na recepção

Unidade Oeste
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (exceto feriados)
Casos não emergenciais são atendidos conforme ordem de chegada, mediante distribuição de senhas, que acontece a partir de 7h, de segunda a sexta-feira. Em breve, por agendamento.
Av. Professor Orlando Marques de Paiva, 87 – Butantã (USP)
Triagem social obrigatória na recepção.

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