Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Sampa Saúde em Movimento oferece orientação esportiva e nutricional em 15 parques da capital

Parceria entre as secretarias municipais da Saúde, de Esportes e Lazer e do Verde e do Meio Ambiente programa conta com mais de sete mil inscritos

A prática de atividades físicas é essencial para evitar diversas doenças e ter uma vida mais saudável. No entanto, de acordo com a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, em 2023 apenas 36,9% dos entrevistados na cidade de São Paulo afirmaram praticar pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada semanalmente, que é o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Pensando em tornar as atividades físicas mais acessíveis, as secretarias municipais da Saúde (SMS), de Esportes e Lazer (SEME) e do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) desenvolveram o programa Sampa Saúde em Movimento, iniciativa que envolve orientação nutricional de prática de atividades físicas gratuita em 15 parques da capital.

O programa parte da premissa de que todo o cidadão tem direito a orientação adequada para a prática de atividade física e nutrição em praças e parques públicos. O principal objetivo é estimular  qualidade de vida por meio de práticas coletivas de saúde.

O pré-cadastro para participar deve ser feito no site do programa (https://www.sampasaudeemmovimento.com.br). Os inscritos passam por avaliação física com anamnese (entrevista completa e detalhada) em uma das unidades móveis do Sampa Saúde em Movimento, que percorrem dois parques por semana.

Ainda na avaliação, os inscritos realizam teste de flexibilidade e uma análise de impedância bioelétrica (BIA), no moderno aparelho InBody 370s, que mede a composição do corpo, dividindo o peso em diferentes componentes, como massa corporal magra e gorda, para avaliar o estado de saúde e nutrição de cada pessoa.

Ao final, é marcada uma consulta online com a nutricionista. Nela, o paciente é orientado sobre o status de sua alimentação e recebe orientação quanto as atividades físicas mais recomendadas para seu caso.

Os 15 parques municipais que integram o Sampa Saúde em Movimento dispõem de uma agenda de atividades físicas que ocorre de terça a sexta e aos finais de semana, sempre com orientação de profissionais. A programação varia de acordo com cada parque; dentre os exercícios oferecidos estão corrida, caminhada, alongamento, dança, treino funcional e pilates.

A foto mostra um grupo ao ar livre; constituído sobretudo por mulheres, ele está organizado em um círculo, e realiza exercício segurando um bastão

Grupo realiza atividade física no Parque Trote, na zona norte (Acervo SMS) 

Qualidade de vida

Fisioterapeuta da área técnica do Programa Academia da Saúde, da SMS, Marcelo Takiishi Scrocco acredita que o papel da saúde pública não é apenas assistencial, com a oferta de consultas e procedimentos, mas também o de promover práticas mais saudáveis. Jonas Wesley Campos, coordenador do projeto dentro da SEME, reitera: “O Sampa Saúde em Movimento ajuda a conhecer o próprio corpo, se alimentar bem e fazer atividade física, por isso ele representa qualidade de vida”.

Até outubro de 2024, mais de sete mil pessoas já haviam se inscrito no programa. Roberto Basaglia, de 70 anos, é uma delas. Ele acredita que o programa vai ajudar a ter uma vida longa e saudável: “Agora eu espero chegar aos 100 anos tranquilamente”, afirma o aposentado que faz exercícios no Parque Trote, na zona norte da capital.

O educador físico Mário Luiz Maia Guerra, que trabalha para o projeto no Parque Trote, nota a mudança de vida de vários participantes. “Tínhamos pessoas que não gostavam de correr e hoje fazem provas de 10 quilômetros”, diz.

A aposentada Margarida Bononi, 72 anos, conta que, mesmo fazendo acompanhamento nutricional de forma particular, não tinha acesso aos mesmos recursos que são os oferecidos no Sampa Saúde em Movimento, como a análise de impedância bioelétrica. Ela acabou optando por continuar a orientação somente pelo programa. “Está me ajudando a ter uma nova maneira de viver”, revela.  

Veja quais são os parques que contam com o programa:

Região centro-oeste: Parque Chácara do Jockey, Raposo Tavares e Aclimação

Região norte: Parque Anhanguera e Trote

Região sul: Parque Linear São José, Nabuco, Chuvisco, Cantinho do Céu e Santo Dias

Região leste: Carmo, Chico Mendes, CERET, Tiquatira e Piqueri.

Clique aqui para saber mais sobre o programa.

Clique aqui para acompanhar o cronograma de atividades  nos parques da capital.

 

collections
Galeria de imagens