Secretaria Municipal da Saúde
Samu promove ações do Maio Amarelo em parceria com a CET

Em tempos frenéticos, quando tudo é “para ontem”, o tema da campanha Maio Amarelo de prevenção a acidentes de trânsito em 2025 é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, considerando que os deslocamentos são feitos por pessoas e que a pressa e a imprudência dentro e fora de veículos deixam marcas, que podem ser irreversíveis.
O Movimento Maio Amarelo nasceu em 11 de maio de 2011, quando a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. O objetivo segue é chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, numa ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. Na sinalização de trânsito, o amarelo simboliza atenção e advertência, por isso as atividades visam orientar e conscientizar, buscando a mudança de comportamento coletivo.
Na cidade de São Paulo, a mobilidade urbana e os meios de torná-la segura para todos é pauta permanente não apenas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (Semtra), mas também do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Juntos, esses agentes públicos se unem em atividades educativas por uma mobilidade segura e respeitosa para pedestres e condutores de quaisquer veículos.
Programação
Na programação conjunta deste Maio Amarelo estão previstas uma série de palestras e oficinas de primeiros socorros aos mais diferentes públicos, das crianças em idade escolar aos idosos, e principalmente para ciclistas e motociclistas. As equipes do Samu e da CET estarão em vias públicas, escolas, entidades, clube e até shopping center para abordar e orientar a população.
Entre os destaques, está o pit stop para os motociclistas, que será realizado nos dias 15 e 16, no Clube Tietê, em parceria com Detran, SPTrans e Abraciclo, além de fabricantes de motocicletas. A abordagem com parada obrigatória, conta com um circuito educativo a ser percorrido, que inclui uma palestra de nove minutos (cuja participação é facultativa) e uma série de atividades interativas. A expectativa é que, por dia, 1.200 motociclistas participem do pit stop.
No domingo, 25 de maio, a Paulista Aberta recebe um evento de conscientização que inclui caminhada com idosos, orientação sobre acidentes domésticos e aulas de primeiros socorros aos ciclistas. E, na última semana do mês, o Shopping Itaquera será base para as ações com pedestres, enquanto as imediações da rua Oscar Freire receberão uma oficina educativa voltada às vagas especiais e estacionamento.
Confira a agenda de eventos referentes à campanha Maio Amarelo:
- 5, 6 e 7 de maio: Ações educativas na CET Barra Funda - Palestra de Primeiros Socorros para alunos de escolas estaduais em parceria com a Escola Municipal de Trânsito
- 8 de maio: Palestra de Primeiros Socorros no Sindicato dos Engenheiros
- 14 de maio: Palestra de Primeiros Socorros na Fatec Tatuapé
- 15 e 16 de maio: Pit Stop Educativo com a CET, no Clube Tietê, ações educativas
- 25 de maio: Evento de conscientização na Avenida Paulista - Caminhada com idosos, orientação sobre acidentes domésticos e aulas de primeiros socorros aos ciclistas
- 26, 30 e 31 de maio: Ações educativas no Shopping Itaquera
- 27 de maio: Instalações educativas na região da rua Oscar Freire
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk