Secretaria Municipal da Saúde
SMS realiza simpósio sobre o panorama do ensino em saúde em São Paulo
Na segunda-feira (14) teve início o 1º Simpósio O Panorama do Ensino em Saúde no Município de São Paulo, no Auditório da Universidade Nove de Julho (Uninove). O evento, que vai até esta quinta-feira (17) tem uma programação de palestras, rodas de conversa e trocas de experiências entre profissionais de diversas áreas da saúde.
“É nossa responsabilidade oferecer capacitação técnica adequada a esses profissionais, e essa é uma oportunidade para discutirmos com a Escola Municipal de Saúde (EMS), técnicos e gestores da SMS quais são as prioridades e o que devemos abordar primeiro para melhorar a saúde pública em São Paulo”, pontuou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, na abertura do evento, lembrando que “o ensino é nosso grande aliado para oferecermos um cuidado qualificado na cidade, não apenas com os melhores equipamentos de saúde, mas com os melhores profissionais e, consequentemente, os melhores resultados para a população."
O evento começou com uma cerimônia que teve a participação do secretário-adjunto da Saúde, Maurício Serpa, o chefe de gabinete Luiz Arthur Vieira Caldeira, a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs) Sandra Sabino, o secretário-executivo de Atenção Hospitalar, José Calor Ingrund, o secretário-executivo de Regulação, Benedicto Acácio Borges Neto; o coordenador de Gestão de Pessoas, Osmar Martins e a diretora da Escola Municipal de Saúde, Josiane Mota e Mota, além de docentes e gestores comprometidos com a formação em saúde. Também participaram Rodrigo Cariri, secretário da Comissão Nacional de Residências do Ministério da Educação, e Angelo Vattimo, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de SP (CREMESP).
Desse simpósio, que reuniu gestores e profissionais de saúde, espera-se extrair as potencialidades, desafios e traçar estratégias conjuntas para o fortalecimento da formação profissional e da qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de São Paulo, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), e a qualificação das práticas pela articulação entre ensino e serviço e do Plano Municipal de Educação Permanente (Plamep). “Este é o momento para protagonizarmos a renovação da política institucional de ensino, saúde, serviço e educação permanente. São Paulo é referência para o Ministério da Saúde e para o Brasil", afirmou a diretora da EMS, Josiane Mota e Mota.
Tecnologia, planejamento e educação permanente
Temas como a estrutura e expansão das residências em saúde, médica e multiprofissional, o papel estratégico do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) na integração entre instituições de ensino, serviços de saúde e a comunidade pautaram as discussões e conteúdos ministrados durante o evento. Também foram abordados, por meio de painéis, o planejamento em educação permanente, inteligência artificial, e a Escola Técnica do SUS (Etsus)
Confira aqui as atividades dos três dias do evento.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk