Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 6 de Dezembro de 2024 | Horário: 10:23
Compartilhe:

UBS Jardim da Conquista III faz “formatura” de bebês pelo ciclo de amamentação concluído

Mães que participam do Centro de Apoio à Lactação na unidade, localizada em São Mateus, zona leste, levam seus filhos para comemoração

Nesta sexta-feira (6), às 13h, 25 bebês de 6 meses de idade, pacientes da Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/Unidade Básica de Saúde (UBS) Integrada Jardim da Conquista III, em São Mateus, na zona lesta da capital, participam de uma “formatura” para celebrar o fim do primeiro ciclo de amamentação. Esses bebês são filhos de mulheres que fazem parte do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame) e do Centro de Apoio à Lactação (Cenalac) da unidade, que acompanham o crescimento e desenvolvimento dos bebês e auxiliam as mães em relação à alimentação correta.

A recomendação do Ministério da Saúde (MS) é de que o leite materno seja a única forma de alimentação dos bebês recém-nascidos até o sexto mês de vida, onde a introdução de outros tipos de alimentos é iniciada. O leite materno protege o bebê contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, e diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade.

O objetivo da formatura é celebrar o sucesso do primeiro ciclo alimentar, tanto para os bebês, quanto para mães. Além dos bebês, 19 mulheres doadoras de leite materno, que fazem parte do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame) da unidade também estarão presentes.

Em julho deste ano aconteceu o sexto Mamaço, no Parque do Carmo, que integrou ações do Movimento Mundial de Incentivo ao Aleitamento Materno e da Sétima Semana Municipal da Primeira Infância. 

A região leste conta com 119 UBSs, sendo que 77 contam o serviço do Gaame e 11 com Cenalacs, uma iniciativa nascida com o objetivo de aproveitar a ida das puérperas às reuniões semanais do Gaame nas UBSs não apenas para as conversas e orientações, mas também para receber doações de leite previamente retirado e congelado pelas mães, e que posteriormente é coletado pelo Banco de Leite Humano (BLH) de referência na região.

Doações de leite humano na Capital
Três unidades municipais contam com serviço de Banco de Leite Humano na cidade: Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto (Ermelino Matarazzo), Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo) e Hospital Municipal e Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha.

As orientações da Área Técnica da Saúde da Criança sobre a coleta de leite para doação podem ser encontradas aqui.

Serviço:
Formatura dos bebês na AMA/UBS Integrada Jardim da Conquista III
Dia: 06/12
Horário: 13h
Endereço: Travessa Somos Todos Iguais, 312 - São Mateus - ZL

collections
Galeria de imagens