Secretaria Municipal da Saúde
Saúde Municipal dá dicas para evitar incidentes com as crianças durante o Carnaval

O Carnaval de Rua agita a cidade de São Paulo e conta com blocos para todas as idades, inclusive para crianças. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta os pais e responsáveis que as acompanham a tomarem uma série de cuidados e precauções antes de sair com os pequenos para a folia, levando em conta que este é um dos públicos mais sensíveis em saúde, juntamente com os idosos.
Veja algumas dicas da pediatra Jamile Brasil, superintendente médica do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ) para que o Carnaval seja só alegria para as crianças e, claro, seus pais e responsáveis:
Cuidados com o calor
O uso de chapéus, roupas leves e protetor solar com FPS acima de 30 (reaplicado a cada duas horas) é indispensável. O calor e a agitação podem levar a criança à desidratação rapidamente; ofereça-lhe água constantemente, mesmo que ela não peça.
Alimentação
Sucos naturais e água de coco são boas opções de bebidas para as crianças. Evite bebidas muito açucaradas, que podem aumentar a sensação de sede. Para comer, dê preferência a refeições leves antes de sair de casa e leve lanchinhos saudáveis, como frutas e biscoitos integrais. Evite alimentos que ficaram expostos ao calor por muito tempo, representam riscos de contaminação.
Roupas e fantasias
Para evitar acidentes e quedas escolha fantasias confortáveis e calçados adequados, que protejam os pés e evitem escorregões. Cuidado com acessórios que possam representar riscos, como capas longas ou objetos pontiagudos. Também é importante estar atento a desníveis no chão.
Segurança
Para garantir a segurança da criança, use pulseiras de identificação com nome e telefone dos responsáveis. Combine um ponto de encontro e oriente-a sobre como pedir ajuda, caso necessário.
Prevenção
Esta vale para o ano inteiro, e não apenas para os dias de folia: mantenha a carteira de vacinação de seu filho sempre atualizada, com todas as doses preconizadas pelo Calendário Nacional de Vacinação e Programa Municipal de Imunização (PMI); as vacinas são imprescindíveis para manter as crianças livres e protegidas de doenças infectocontagiosas como sarampo, Covid-19, paralisia infantil, tuberculose, meningite e tantas outras; para as crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, as Unidades Básicas de Saúde também têm disponíveis a primeira e a segunda dose da vacina contra dengue.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk