Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 | Horário: 16:00
Compartilhe:

Retrospectiva 2024: Vigilância em Saúde realiza mais de 11 milhões de ações contra a dengue e amplia cobertura vacinal na cidade

Campanhas e Dias D integram a participação de outras pastas e mobilizam a população
A imagem mostra dois agentes da Vigilância em Saúde realizando uma visita domiciliar. Eles estão de costas, vestindo coletes azuis com faixas refletivas e a inscrição

Em um ano em que a dengue foi uma preocupação em saúde pública, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) não mediu esforços contra o mosquito Aedes aegypti; ao todo, foram mais de 11 milhões de ações de combate e prevenção realizadas ao longo do ano. São 12 mil profissionais nas ruas visitas casa a casa, vistorias a imóveis, ações de bloqueios de criadouros e nebulizações e orientações à população.

A SMS também utiliza drones no monitoramento aéreo de potenciais criadouros do mosquito, ampliou o número de conjuntos nebulizadores (caminhonete + equipamento de nebulização veicular) e de equipamentos motorizados costais para uso dos agentes de saúde que estão empenhados diariamente no combate à dengue. 

Em 23 de novembro, Dia D de combate à Dengue, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, as equipes da Covisa estiveram nos Centros Educacionais Unificados (CEUS) de todo o território, mobilizando crianças e adolescentes como multiplicadores de conhecimento. Nas escolas, alunos vêm sendo incentivados a criar cartazes, apresentações e jogos educativos com o apoio de professores e grêmios estudantis. Uma abordagem essencial para a prevenção a longo prazo. Em paralelo, a vacinação contra a dengue na faixa etária dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade).

E como as vacinas são a forma mais eficaz de prevenção de doenças, a Covisa também comemora a retomada, no pós-pandemia, da ampliação da cobertura vacinal de todas os imunizantes do Programa Nacional de Imunizações (PMI), por meio de estratégias variadas, como busca ativa e ações conjuntas com a Secretaria Municipal de Educação (SME). A vacinação contra a covid-19 também anota 1.101.008 doses aplicadas até novembro de 2024. Ao todo, desde 2021, foram 42.947.023 doses aplicadas.

Desde agosto de 2023, o PMI adotou o envio de mensagens por SMS para pessoas que estão em atraso vacinal e àquelas com agendamento de até cinco dias para a próxima vacina. A ferramenta digital sinaliza sobre as vacinas aos munícipes que possuem cadastro com número de celular no Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (Siga-Saúde). 

Nos links abaixo, você conhece um pouco mais sobre algumas dessas ações e seus resultados. Confira e acompanhe no portal da SMS as conquistas da Saúde da capital. 

Prefeitura utiliza drones para mapeamento de imóveis com possíveis focos de dengue

Vigilância em Saúde promove ação para controle da dengue na terra indígena do Jaraguá

Prefeitura contra a dengue: horário de atendimento ampliado nas AMAs, reforço de agentes e novos carros nebulizadores

Prefeitura realiza Dia D de combate à dengue, com visitas a 125 mil domicílios e aplicação de larvicidas com drone

Capital já vacinou mais de 140 mil crianças e adolescentes contra a dengue

Saúde disponibiliza segunda dose de vacina contra dengue

Capital receberá imunizante contra a dengue e vacinação começará em escolas

Capital aplica mais de 100 mil doses de vacinas no Dia D

Capital amplia cobertura nas principais vacinas do Programa Nacional de Imunização

Capital teve dia de prevenção à saúde da mulher e vacinação contra influenza

UBSI Vera Poty realiza vacinação para a população indígena da terra Tenondé Porã

Vacinação contra HPV completa 10 anos com mais 2 milhões de doses aplicadas na capital paulista

Capital amplia vacinação contra HPV para quem faz uso de PrEP

Saúde da capital realiza campanha de multivacinação em escolas estaduais

 

collections
Galeria de imagens