Secretaria Municipal da Saúde
Vigilância em Saúde promove ação para controle da dengue na terra indígena do Jaraguá
Equipe da Vigilância em Saúde durante ação de controle da Dengue
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), junto da Coordenadoria Regional de Saúde Norte e da Supervisão de Vigilância de Saúde de Pirituba, realizou uma visita à Reserva Indígena do Jaraguá para ações de controle da dengue. As ações ocorreram na primeira sexta-feira (5) do mês de abril e contaram com o apoio de técnicos da UBS Aldeia Jaraguá. Foram realizadas atividades educativas sobre a doença e nebulização nas casas permitidas pelos moradores.
A Reserva indígena do Jaraguá abrange uma grande área verde que está conectada ao Parque Estadual do Jaraguá. As terras são protegidas e classificadas como Unidade de Conservação. Dentro deste território, existem oito aldeias indígenas diferentes, de etnia predominante Guarani. O número aproximado de moradores da reserva são de 806 indígenas, sendo 278 famílias. O maior contingente da população é infanto juvenil, com idade inferior a 18 anos.
Para a organização das ações, desde o primeiro dia de abril, foram realizadas visitas . No dia 4 foi marcado o reconhecimento do território pela equipe de nebulização, além da entrega de comunicado da ação com todas as orientações cabíveis as famílias. Após todos os preparativos, a equipe da Unidade de Vigilância Sanitária (UVIS) de Pirituba, apoiada por equipes da Divisão de Zoonoses (DVZ) e da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP), iniciaram a nebulização nas casas da aldeia no dia 5. Todas as casas nebulizadas foram devidamente autorizadas pelos moradores, e além disso todos foram orientados quanto a ação do larvicida. Os técnicos informaram a importância de cobrir os utensílios e alimentos, e também de retirar os animais do local e permanecerem por 30 minutos do lado de fora do ambiente.
Ação realizada pela equipe de saúde na Reserva Indígena do Jaraguá
A equipe conseguiu concluir a nebulização com sucesso. Os agentes realizaram a nebulização costal em 89 casas autorizadas nas aldeias. Além disso, os técnicos promoveram ações educativas e recreativas com as crianças, para a conscientização sobre a dengue. Assim, além de acabar com possíveis criadouros, eles mostraram cuidados necessários para a prevenção da doença.
Crianças sendo vacinadas na ação do dia 15/04
No dia 15 de abril, a Vigilância em saúde, em conjunto com o Programa de Imunização (PMI) realizou consultas médicas e vacinação na população da Terra Indígena do Jaraguá. No total foram realizados 58 testes e 35 crianças foram vacinadas contra a dengue na reserva.