Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site

Núcleo de Vigilância em Saúde na Atenção Básica

NUVIS AB

A arte possui fundo branco e, de cima para baixo, há um degradê azul.

 

Os Núcleos de Vigilância em Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), foram instituídos no MSP pela Portaria SMS.G nº 741/2022, publicada em 23/11/2022 e visam auxiliar na organização e aprimoramento das ações de vigilância, no âmbito de competência das UBS, tendo em vista sua responsabilidade sanitária pela população adscrita.

Os princípios da organização dos NUVIS-AB estão baseados na Política Nacional de Atenção Básica – PNAB e na Política Nacional de Vigilância em Saúde – PNVS. Espera-se que, no Município de São Paulo, seja realizado um trabalho de vigilância em rede, com fortalecimento das ações de forma integrada entre as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), Divisões Regionais de Vigilância em Saúde (DRVS), Supervisões Técnicas de Saúde (STS), Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS), parceiros/Organização Social de Saúde (OSS) e UBS.

Clique aqui para abrir o Documento Norteador do Núcleo de Vigilância em Saúde na Atenção Básica – versão 2022 ou na figura abaixo:

A arte da capa do documento possui fundo branco com detalhes em degradê azul na parte superior e inferior. Ao centro há vários ícones agrupados, entre eles  prancheta, lupa, casa, hospital, genes, silhueta de pessoas, entre outros. Logo abaixo da figura está escrito NÚCLEO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA – NUVIS-AB - Documento Norteador 2022.

 

Clique aqui para acessar a publicação da Portaria SMS.G nº 741/2022.

Para auxiliar no trabalho do NUVIS-AB, clique aqui para abrir o quadro, retirado do Documento Norteador, com temas, descrições e formas de acesso a alguns parâmetros para o processo de territorialização, importantes para o trabalho do NUVIS-AB.

Orienta-se que sejam considerados, especialmente, três aspectos, que interferem diretamente no estabelecimento de prioridades em saúde: dados demográficos, situação epidemiológica e avaliação de iniquidades/vulnerabilidades.

Clique aqui para acessar protocolos e diretrizes no Portal da SMS/CAB

Clique aqui para acessar protocolos e diretrizes no Portal da COVISA.

Para acesso a informações sobre doenças e agravos de notificação compulsória, acesse a página organizada de A a Z.

Instrutivo com informações sobre o registro das reuniões de equipe dos NUVIS-AB

Notícias

- Boletim Conecta nº 127/2023 - SMS inicia capacitações para aprimoramento dos Nuvis-AB em todas as regiões da capital

- Boletim Conecta nº 143/2023 - Oficinas da Atenção Básica fortalecem a rede de vigilância da capital

- Boletim Conecta nº 162/2023 - Coordenadoria de Atenção Básica comemora sucesso dos Nuvis-AB em todas as regiões

- Núcleos de Vigilância em Saúde na Atenção Básica estão em 100% das UBSs da capital

 - Informativo ACS nº 2/2024 – NUVIS e Dengue