Secretaria Municipal da Saúde
Fale com a Ouvidoria
A Ouvidoria SUS é um canal de comunicação entre usuários e administração e tem por objetivo, levar à administração as manifestações dos usuários e devolver a estes uma posição, na forma de resposta à sua demanda.
Esse processo garante a participação dos cidadãos nas políticas públicas, produzindo impacto nos processos de gestão.
Para registrar solicitações, elogios, sugestões, informações, reclamações e denúncias sobre os Serviços de Saúde da cidade de São Paulo você tem os seguintes canais:
Central SP 156 – Opção “5” e depois Opção “1” (ligação gratuita - 24h) ou 0800 0110156 se estiver fora do município de São Paulo
Ou
Formulário WEB (internet):
Atenção: no momento do preenchimento do formulário, no campo "Ouvidoria", deve ser mantida a opção "Secretaria Municipal da Saúde". A escolha de outras opções inviabilizará o tratamento de sua manifestação.
Após o registro será enviado via Sistema Ouvidor SUS um número e senha para acompanhamento ao e-mail cadastrado.
OBS: É fundamental enviar os dados solicitados, a falta de dados muitas vezes inviabiliza o encaminhamento da sua manifestação. Lembramos que os dados com * são obrigatórios.
Veja os requisitos obrigatórios* para que sua manifestação seja atendida:
SOLICITAÇÃO – Fornecer os dados da pessoa a ser atendida: nome do paciente*, data de nascimento* e Cartão SUS*, além de um telefone de contato para esclarecimentos necessários.
SUGESTÕES E ELOGIOS – Procure fornecer o maior número de informações possíveis para que possamos entender o que você está sugerindo ou elogiando.
RECLAMAÇÃO e DENÚNCIA – Fornecer o máximo de dados do local e das pessoas envolvidas, além de um telefone de contato para esclarecimentos necessários.