Secretaria Municipal da Saúde
Área Técnica de Assistência Laboratorial
A Área Técnica de Assistência Laboratorial da Secretaria Municipal de Saúde tem por objetivo a organização da rede laboratorial do município de São Paulo e integra a Coordenadoria de Atenção Básica da Secretaria Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (SEABEVS). Suas atividades são desenvolvidas por uma equipe técnica, com o suporte da assessoria dos Assistentes de Laboratórios das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), das Supervisões Técnicas de Saúde (STS) e dos Diretores dos Laboratórios Municipais.
Seu propósito é promover o acesso dos cidadãos paulistanos aos exames diagnósticos laboratoriais (ambulatoriais, urgências e emergências), respeitando os princípios da universalidade, equidade e integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a Assistência Laboratorial busca assegurar a manutenção e a constante qualificação dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS/SP).
Os exames de análises clínicas desempenham um papel essencial no apoio ao diagnóstico clínico, além de exercerem papel fundamental no planejamento e execução de ações de vigilância em saúde. Eles são fundamentais para implementação de políticas públicas e apoio nas ações governamentais. O planejamento dos serviços de apoio diagnóstico laboratorial deve ser orientado pelos princípios de descentralização, regionalização e hierarquização, reconhecendo a função de suporte das atividades laboratoriais na resolução das demandas de saúde. É imprescindível que esses serviços atendam aos requisitos técnico-sanitários exigidos pela ANVISA para o funcionamento dos laboratórios clínicos, de anatomia patológica, de citologia e postos de coleta públicos ou privados.
Essa área técnica oferece suporte a uma rede composta por cinco laboratórios municipais (Lapa, Nossa Senhora do Ó, Santo Amaro, São Miguel e Sudeste), que atendem às Unidades de Saúde da Rede de Atenção à Saúde (RAS) das Coordenadorias Regionais de Saúde e fazem parte da Rede Nacional de Laboratórios de Carga Viral do HIV/HBV/HCV, Contagem de Linfócitos T-CD4+CD8, Tuberculose e do Programa Municipal Hanseníase. Esses laboratórios realizam exames nas áreas imunológica, hematológica, microbiológica, de biologia molecular e citometria de fluxo e contam com equipamentos modernos e um sistema informatizado de gestão de dados laboratoriais, integrado a RAS da SMS. Além disso, o município também conta com o apoio de dois laboratórios terceirizados, que complementam os serviços laboratoriais da rede municipal.
A Assistência Laboratorial desenvolve ações voltadas ao apoio do diagnóstico e do tratamento de doenças, baseando-se em dados epidemiológicos, protocolos e algoritmos de exames. Além disso, a Assistência Laboratorial é responsável pela revisão e atualização dos equipamentos utilizados na realização dos exames, garantindo resultados de alta qualidade e precisão e ainda coordenar o Grupo Técnico da Qualidade Laboratorial, garantindo a excelência nos processos e a conformidade com as melhores práticas do setor.
A rede dispõe de logística eficiente para o transporte das amostras até os laboratórios de referência, além de um sistema próprio de gestão de informática laboratorial, que assegura a rastreabilidade e o monitoramento de todos os processos. Esse sistema abrange desde a emissão das etiquetas de identificação dos tubos para coleta, o cadastramento e o processamento dos exames laboratoriais até a integração com equipamentos de análise e outros sistemas da SMS/SP. Ele também gerencia a emissão de laudos, relatórios epidemiológicos e de produção, disponibilizando os resultados online nas Unidades de Saúde, além de garantir o controle de qualidade e atender a todas as demandas dos serviços.
Sejam bem-vindos!