Secretaria Municipal da Saúde
Cuidados Paliativos
Os cuidados paliativos desempenham um papel fundamental na promoção da qualidade de vida de pacientes, cuidadores e suas famílias.
Derivados do termo "paliar", que significa aliviar, atenuar e proteger, essa abordagem multidimensional visa à identificação precoce, prevenção e alívio do sofrimento.
Devem ser introduzidos desde os primeiros sinais de uma doença que ameaça a vida, junto com o tratamento modificador da doença, garantindo um suporte integral, focado não só na cura, mas no bem-estar do paciente e de sua família.
É importante destacar que os cuidados paliativos não se limitam ao ambiente hospitalar nem ao fim da vida. A integração desses cuidados na Rede de Atenção à Saúde desde a Atenção Básica, por meio de equipes multiprofissionais, permite identificar precocemente pacientes que necessitam de suporte, promovendo um acompanhamento contínuo e humanizado.
Em setembro de 2024, foram publicadas as Diretrizes Técnicas dos Cuidados Paliativos na Atenção Domiciliar. Essas diretrizes visam orientar e incentivar os profissionais de saúde a integrarem a abordagem paliativista nas avaliações e no acompanhamento contínuo de pacientes e familiares, reforçando a importância de um cuidado multidimensional: físico, psicológico, social e espiritual.
Os elementos essenciais para uma abordagem paliativista incluem: identificação precoce de pacientes com necessidades paliativas, abordagem integral, desenvolvimento de um plano terapêutico singular, alívio e manejo dos sintomas, além da criação de um plano avançado de cuidados.
|
|