Secretaria Municipal da Saúde

Divisão de Vigilância Epidemiológica - DVE

A Divisão de Vigilância Epidemiológica - DVE tem como objeto de seu trabalho a vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis agudas ou crônicas e doenças e agravos não transmissíveis, exceto as doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Atua de modo a possibilitar a intervenção adequada e oportuna sobre os riscos de adoecimento e morte, e assim controlar as doenças e agravos.

Para tanto necessita identificar os casos e conhecê-los do ponto de vista da investigação clínica, laboratorial e epidemiológica, assim como conhecer as pessoas, o lugar e o tempo das ocorrências. Todo este trabalho está intensamente integrado e em consonância com o modo de assistência ao indivíduo. A organização dos serviços de saúde no território de responsabilidade deve permitir a identificação dos casos precocemente, assim como o seu tratamento e as medidas de intervenção necessárias tanto em relação ao indivíduo como também em relação ao coletivo.

Para além da assistência em saúde ao indivíduo, determinados agravos ou situações de vulnerabilidade social necessitam também uma estreita relação com outros serviços e setores de modo que as intervenções sejam sobre as condições de vida e os determinantes sociais de saúde, preferencialmente de modo sinérgico. As informações dos casos e das circunstâncias devem ter registro adequado e oportuno.

O fluxo deve ser ágil de modo a permitir a análise da situação do indivíduo e da população exposta aos riscos, assim como a definição e execução das medidas de controle. A análise rotineira e sistemática das informações deve permitir o conhecimento do perfil dessa determinada população e subsidiar a proposição de políticas públicas de intervenção. Todas estas ações exigem recursos humanos em quantidade suficiente e qualificações específicas, assim como instrumentos e recursos materiais de apoio adequados para garantir as atividades executadas em todos os pontos do sistema de vigilância em saúde municipal.

A DVE/COVISA está organizada em dez áreas técnicas e um laboratório:

  1. Núcleo de Vigilância de Doenças Agudas Transmissíveis
  2. Núcleo de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis
  3. Núcleo de Vigilância de Doenças Transmitidas por Vetores e outras Zoonoses
  4. Núcleo de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis
  5. Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS
  6. Programa Municipal de Imunizações, incluindo o Centro de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CADI)
  7. Programa Municipal de Controle de Hanseníase
  8. Programa Municipal de Controle das Hepatites Virais
  9. Programa Municipal de Controle de Tuberculose
  10. Programa Municipal de Prevenção e Controle das Intoxicações, incluindo Centro de Controle de Intoxicações (CCI)
  11. Laboratório de Análises Toxicológicas