Subprefeitura

Quinta-feira, 17 de Abril de 2025 | Horário: 16:25
Compartilhe:

8° Conferência da Cidade de São Paulo acontece nos dias 26 e 27 de abril

Objetivo será discutir e propor soluções para as áreas estratégicas como mobilidade, meio ambiente e mudanças climáticas, habitação e gestão democrática, além de eleger delegados para a etapa estadual da conferência

A 8ª Conferência da Cidade de São Paulo, marcada para os dias 26 e 27 de abril de 2025, no Complexo Esportivo do Pacaembu, será um espaço essencial para o debate sobre o futuro da capital. O evento reforça o compromisso com a gestão democrática e participativa, reunindo cidadãos, especialistas e representantes do poder público na formulação de propostas voltadas para uma cidade mais acolhedora, inclusiva e sustentável. 

Convocada pelo Ministério das Cidades, no contexto da 6ª Conferência Nacional das Cidades, a etapa municipal integra o processo participativo nacional de formulação de agendas, metas e planos de ação para o desenvolvimento urbano sustentável. A iniciativa é respaldada pelo Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001), que estabelece diretrizes para a gestão democrática das cidades. 

As Conferências da Cidade têm papel estratégico na construção de políticas públicas que respondam aos desafios das metrópoles. São espaços de escuta ativa, onde a sociedade civil contribui diretamente para o planejamento urbano, garantindo que as necessidades e expectativas da população estejam no centro das decisões. 

Este é o momento de traçar novos rumos para o desenvolvimento urbano, com foco na sustentabilidade, na redução das desigualdades, na adaptação às mudanças climáticas, na melhoria da mobilidade urbana e no enfrentamento da crise habitacional. A ampliação da participação social e o uso estratégico de dados e tecnologias também são pilares dessa construção coletiva. 

Para ampliar a escuta popular e preparar a conferência, a cidade de São Paulo promoveu, entre fevereiro e abril, 15 Encontros Regionais, abrangendo os 96 distritos da capital. As contribuições desses encontros foram sistematizadas para integrar as discussões da conferência. 

Durante a 8ª Conferência, a sociedade civil poderá apresentar até 12 propostas nos seguintes eixos temáticos: Habitação, Mobilidade, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, e Gestão Democrática. As propostas aprovadas serão organizadas em um relatório técnico e encaminhadas à Comissão Organizadora da 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, no prazo de até 10 dias após a etapa municipal. 

No encontro também serão eleitos os 270 delegados e delegadas (titulares e suplentes) que representarão São Paulo na 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas. A distribuição de vagas para segmentos será a seguinte: Poder Público (Executivo e Legislativo): 114 vagas; Movimentos Populares: 72 vagas; Trabalhadores (entidades sindicais): 27 vagas; Empresários: 27 vagas; Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa: 19 vagas e Organizações Não Governamentais (ONGs): 11 vagas 

A programação contará com Abertura Oficial, Painel de Abertura, Grupos de Trabalho e Plenária Final, totalizando ao menos 12 horas de debates, conforme as diretrizes nacionais. O regulamento que detalha o funcionamento da Conferência foi definido pela Comissão Organizadora do Evento. 

Inscrições 

As inscrições podem ser feitas on-line até 20 de abril, ou até o preenchimento total das vagas, respeitando a capacidade do local. Clique aqui para se inscrever.  

Datas importantes   

Encontros Regionais: fevereiro, março e abril de 2025   

8ª Conferência Municipal da Cidade de São Paulo: 26 e 27 de abril de 2025   

7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas: 27 e 28 de junho de 2025   

6ª Conferência Nacional das Cidades: 2025 (data a ser definida)   

   

Mais informações   

Para acessar arquivos e obter detalhes sobre o evento, visite o site oficial da 8ª Conferência Municipal da Cidade 

collections
Galeria de imagens