Subprefeitura

Segunda-feira, 12 de Julho de 2010 | Horário: 17:01
Compartilhe:

Morada Nova Luz é modelo de moradia para idosos

O equipamento completa um ano neste mês de julho, e hoje abriga 100 idosos.

A Morada Nova Luz, que hoje abriga 100 idosos, completa um ano neste mês de julho. Este modelo de equipamento faz parte de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social de transferir 600 idosos que estão nos Centros de Acolhida para moradias permanentes.

Localizado na rua Helvetia, na região central da Cidade, onde entre os anos 50 e 70 funcionou o Hotel Arpege, o espaço conta com em 35 apartamentos com banheiros, para duas ou três pessoas, distribuídos nos oito andares do edifício.

Cada pavimento da Morada tem à disposição uma sala de estar e TV, além de banheiros privativos e adaptados para o uso de pessoas da terceira idade e com mobilidade reduzida. Há ainda um refeitório e uma lavanderia com tanques e máquinas de lavar. Para alegrar o ambiente e facilitar a identificação dos apartamentos, cada andar tem nome de flor (pavimentos femininos) e de pássaros (masculinos).

Para que o antigo prédio do hotel Arpege servisse à nova finalidade, o edifício teve a fachada projetada pelo arquiteto Ruy Ohtake. Além disso, a Morada conta com a parceria da Organização Social Associação Aliança de Misericórdia, que administra o local.

A Morada tem como objetivo criar entre os novos moradores (homens e mulheres) um ambiente familiar, com privacidade e individualidade.

O espaço fica próximo de importantes espaços culturais e de lazer da Cidade, como a Sala São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca do Estado e ao Parque da Luz, o que dá aos moradores vasta opção de entretenimento de qualidade.

Algumas das pessoas que vivem no local voltaram a estudar, a trabalhar, ou até mesmo saíram da casa para voltar a morar com seus familiares ou para sua residência própria, com total autonomia. Até agora, 17 idosos da Morada Nova Luz conseguiram alcançaram o objetivo de retomar a independência e reconquistar seu espaço na sociedade.

Conceito multiplicado

Também com o intuito de acolher idosos em moradias permanentes e seguindo seu modelo, foi inaugurado em 14 de maio deste ano o Centro de Acolhida Especial para Idosos do Jardim Umuarama. Com 800 metros quadrados de área construída, o novo espaço vai atender a 110 idosos que estavam em outros equipamentos, também em um ambiente favorável à sua condição e idade. Com o sucesso dessas moradas a Secretaria de Assistência Social pretende abrir novos espaços que cumpram os mesmos objetivos.


Serviço:

Endereço: Rua Helvétia, 234

Campos Elíseos.
Telefone: (11) 3331-3422.
 

Mais informações: Secretaria de Assistência Social -  tel: 3291-9726

collections
Galeria de imagens