Subprefeitura Sé
Em sete meses, unidade especializada em dependentes químicos realiza mais de 14 mil abordagens e 3 mil atendimentos na região central
O prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, visitaram nesta quarta-feira (11) as estruturas do Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (Siat) Emergencial, na região central da cidade. Desde sua inauguração em maio de 2022 até o final do ano, o equipamento já realizou 14.560 abordagens socioassistenciais, 3.082 atendimentos de saúde e 622 encaminhamentos para o Caps IV e Siat II.
“Aqui a gente tinha uma tenda provisória e agora colocamos equipamentos mais adequados com ar-condicionado, espaços melhores tanto para receber os pacientes, quanto aos prestadores de serviço”, disse o prefeito. “Essa unidade conta com médico, enfermeiro e assistente social por 24 horas”, completou.
O serviço reúne equipes multiprofissionais das secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) que atuam em abordagens a usuários que fazem uso abusivos de álcool e outras drogas em situação de vulnerabilidade. Entregue em 17 de maio do ano passado, o Siat conta com quatro equipes de Redenção na Rua (RnR) e o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), voltados à intensificação das abordagens feitas aos munícipes em cenas de uso.
“Só em dezembro foram realizadas 1.800 abordagens aqui nos arredores, trouxemos para unidade e encaminhamos 78 às nossas unidades de internação e tratamento”, explicou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Os profissionais fazem o acolhimento in loco, realizam avaliação médica e, se necessário, encaminham o munícipe ao atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) IV e/ou Siat II, também localizados na região central.
Fotos da visita do prefeito Ricardo Nunes ao Siat
Vídeo da fala do prefeito Ricardo Nunes durante visita ao Siat
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk