Subprefeitura Sé
Operação Centro-Limpo recolhe mais de 114 toneladas de resíduos
Com o objetivo de reduzir e se possível eliminar os resíduos sólidos que são descartados nas ruas da região Central, a Operação Centro-Limpo segue com ações de limpeza e zeladoria realizadas pelas empresas Loga e Sustentare.
Desde abril deste ano, a ação integrada organizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Sé, Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula) já recolheu mais de 114 toneladas de resíduos.
Pela empresa de coleta de lixo, Loga foram recolhidas 3.490 toneladas de resíduos. Sendo praticamente 50% dos materiais descartados fora do horário correto de coleta (após as 18 horas). E mais de 3.300 pontos já foram abordados pelas equipes de conscientização, como prédios comerciais e residenciais, orientando a população sobre a forma correta de descartar os resíduos, horário adequado para a coleta e o reforço sobre a multa para descarte irregular.
A empresa de limpeza urbana, Sustentare executou 825 quilômetros de varrição mecanizada; 227,2 quilômetros de capinação; 970 bocas de lobo e bueiros limpos; 227,2 quilômetros de pintura de guias; 1.514 lixeiras higienizadas; 915 metros cúbicos de água utilizada na lavagem; 3.530 litros de desinfetante utilizado na lavagem; 3.757 faixas e propagandas irregulares removidas e 110,7 toneladas de resíduos coletados* (*estimativa).
A Operação é realizada no Centro-Velho e Centro-Novo, contemplando locais como o Triângulo Histórico, Campos Elíseos, Santa Ifigênia e República. Além de intensificar as ações de limpeza e zeladoria com coleta de resíduos e conscientização também ocorre forte fiscalização de grandes geradores para a diminuição de descartes irregulares.
Até o momento, foram emitidas 33 multas de estabelecimentos que são grandes geradores e devem realizar a contratação individual do lixo produzido, no valor de R$ 2.081 reais cada, conforme a Lei 13.478/2002. Desde janeiro deste ano foram emitidas 374 multas de descarte irregular, como lixo domiciliar descartado fora de hora, grandes volumes e lixo em geral na via, em valores que podem chegar a R$ 25 mil reais, também conforme a Lei 13.478/2002.
“Nossas equipes seguem atuando para manter a região limpa e saudável para todos. Com a consolidação desse projeto no Centro, iremos estender a operação pelos outros distritos da região Central”, declara o subprefeito da Sé, Alvaro Camilo.