Subprefeitura Sé
Tradicional Festa da Achiropita começa amanhã no Bixiga
A Festa Nossa Senhora Achiropita, a mais famosa do bairro do Bixiga, na Bela Vista, começa nesse sábado (31), a partir das 18h. A festa é sinônimo de fé, alegria e solidariedade, e conta com 900 voluntários que revertem os ganhos para as obras sociais da igreja. A previsão é que a festa, que conta apoio da Subprefeitura Sé, receba 250 mil pessoas. As comemorações vão até o fim do mês de agosto e ocorrem em todos os finais de semana.
O evento será completo, com comidas e doces típicos da Itália preparados pelas “mamas”, como fogazzas e crustolis, além de diversas bebidas, brindes, diversão e a parte ligada à religião. A Cantina Madonna Achiropita, na parte interna da igreja, terá música típica, leilões, sorteios e brindes. O cronograma religioso da festa conta com solenidades de abertura, agradecimento e encerramento, novenas a Nossa Senhora da Achiropita, bênçãos, missas e uma procissão. A festa se estende para as ruas Treze de Maio, São Vicente e Dr. Luis Barreto, que estarão fechadas ao trânsito de veículos.
O dia oficial de comemoração da Achiropita é 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, quando uma procissão ocorre. O inicio é na rua Treze de Maio, às 15h30, e, após passar por diversas ruas do bairro, termina na igreja.
A parte externa, nas ruas do Bixiga, tem entrada franca todos os dias. Na Cantina da igreja a reserva de mesas pode ser feita de forma antecipada. Para mais informações os interessados podem ligar para o telefone 3287-4852 ou 3106-7235, ou pelo e-mail: festa@achiropita.org.br. A festa tem ainda um site oficial, que pode ser acessado no endereço: www.achiropita.org.br.
A história da Achiropita
A festa em homenagem a padroeira do bairro começou com a chegada dos imigrantes italianos no bairro do Bixiga, no início do século passado. A paixão e devoção a Santa contagiou os brasileiros e a festa já está na sua 84ª edição.
A história que dá nome à Santa vem de Rossano Cálabro, na região da calábria, na Itália, e conta que o navegador Maurício enfrentou uma enorme tempestade no mar e prometeu à sua tripulação a contrução de uma igreja caso se salvassem. Chegando a sua cidade, em Reggio Calábria, o capitão cumpriu sua promessa. Certo tempo depois, uma senhora de nome Maria entrou em uma igreja com uma criança e, depois de alguns minutos, tornou-se uma pintura. A-kirós-pita significa “não pintada por mãos humanas”. Esse é o motivo da devoção do povo italiano e, agora, também dos brasileiros da Bela Vista.
Mais que uma festa
A igreja da Achiropita usa a arrecadação com a festa para ajudar instituições que cuidam de pessoas carentes. Em 2010, as obras sociais mantidas com o dinheiro da festa serão o Centro Educacional Dom Orione (CEDO), Mova, Casa Dom Orione, No Espaço Social – Divina Providência e a Creche Mãe Achiropita.
Reformas interrompidas
A 84ª edição da Festa Nossa Senhora Achiropita tem apoio da Subprefeitura Sé, que faz a reforma das calçadas da Rua Treze de Maio, exatamente a rua da igreja. No período das festividades, do dia 31/07 até o dia 29/08, a reforma será interrompida nas proximidades para que não haja transtornos.
Serviço:
84ª Festa Nossa Senhora Achiropita, no Bixiga
Datas: Dias 30 de julho e 01, 07 e 08, 14 e 15, 21 e 22, 28 e 29 de agosto (sábados e domingos) e no dia 20/08 (sexta-feira), apenas na Cantina.
Local: Paróquia Nossa Senhora Achiropita, Rua Treze de Maio, Bela Vista. As ruas Treze de Maio, São Vicente e Dr. Luis Barreto estarão fechadas ao trânsito de veículos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk