Subprefeitura Sé
Rua 25 de Março proporciona o primeiro Festival da Lua Chinês
A Univinco25 (União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacências) e a Associação de Caridade Brasil-China realizara nos dias 23 e 24 de Setembro 2023 o primeiro Festival da cultura e tradição chinesa na Rua 25 de Março.
Durante o festival, a rua será fechada para veículos e oferecerá atrações como grupos culturais, danças chinesas, oficinas culturais, gastronomia (incluindo o famoso bolo lunar), artes marciais e apresentações dos icônicos dragões chineses.
Sem contar que quem descer a Ladeira Porto Geral encontrara um portal chinês representante china Town e a rua estará toda enfeitada de lanternas.
O Festival da Lua é o segundo evento mais importante chinês, é uma celebração tradicional que ocorre no 15º dia do oitavo mês do calendário lunar, marcando o término da colheita e a chegada do outono na China. Durante essa festividade, as famílias se reúnem para apreciar a lua cheia, compartilhar iguarias típicas e participar de atividades culturais.
O Festival promete ser uma experiência memorável para todas as idades. A entrada será gratuita, abrindo as portas para pessoas de todas as classes sociais e origens culturais, proporcionando uma oportunidade de aprendizado e apreciação da cultura chinesa.
“Cerca de 53% do comercio da Região da 25 de Março são de origem asiáticas e por meio do Festival da Lua Chinês, buscamos proporcionar as pessoas uma riqueza da cultura chinesa e que possam desfrutar das apresentações, saborear os pratos tradicionais, fazer compras e se encantar com as tradições milenares deste país", declara Claudia Urias – Diretora Executiva da Univinco25.
O Festival da Lua Chinês é uma iniciativa da Associação de Caridade Brasil-China e da Univinco25, em colaboração com outras entidades e empresas locais, contando com o apoio da comunidade chinesa e de instituições governamentais que reconhecem a relevância de promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e a China.
Origem da Celebração:
O Festival da Lua Chinesa, celebrado há mais de 3.000 anos, tem suas raízes na história do casal Chang e Hou Yi.
Segundo a mitologia, quando a Terra sofria com o calor insuportável de dez sóis, Hou Yi, um herói, usou seu arco para derrubar nove sóis, deixando apenas um para iluminar a Terra. As coisas pareciam melhorar, mas os deuses, em agradecimento, ofereceram a Hou Yi o elixir da imortalidade.
No entanto, para tomar o elixir, ele teria que se separar de sua amada, Chang. Hou Yi recusou, e o elixir foi guardado em um baú, com um acordo de nunca ser aberto. Um discípulo, Feng Meng, desejando a imortalidade, tentou roubar o elixir.
Ameaçando Chang, ela optou por ingeri-lo em vez de entregá-lo ao impostor.
Chang começou a flutuar, tornando-se uma nova deusa da Lua, enquanto Hou Yi permaneceu na Terra. Apesar das décadas, séculos e milênios, o amor entre eles perdurou. Em homenagem a essa história de amor, o bolo lunar é feito até hoje para estar junto à sua Deusa.
A Subprefeitura Sé apoia mais este evento na região Central.
FESTIVAL DA LUA CHINÊS
23/09 DAS 10:00 as 20:00 hrs
24/09 DAS 10:00 as 16:00 hrs
Local: Rua 25 de Março/próximo ao metro São Bento/Ladeira Porto Geral