Subprefeitura

Quarta-feira, 20 de Outubro de 2010 | Horário: 05:52
Compartilhe:

Começa a reforma da Praça Roosevelt

Requalificação do local começou no início de setembro; obras da SIURB tem custo de R$ 36,8 milhões e previsão de dois anos até o término

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) iniciou as obras de Requalificação da Praça Franklin Roosevelt na primeira semana de setembro, com prazo de aproximadamente 2 anos para conclusão. As obras da Praça Roosevelt têm um custo total de R$ 36,8 milhões, sendo 85% deste valor financiado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Melhorias

O projeto de Requalificação da Praça Roosevelt trará uma nova inserção da área de 18.000 m² na região central da cidade. Voltarão a operar os dois subsolos do estacionamento, com 640 vagas e novas instalações. Um local com 1.700m² edificados em subsolo abrigará os contingentes da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar. No nível principal da praça, serão plantadas 216 árvores de espécies nativas, instaladas 137 luminárias e construídos novos conjuntos de escadas e rampas dentro dos parâmetros necessários para a acessibilidade de todos.

Mesmo com as reformas, a ideia de integrar os dois lados da praça, das ruas Martinho Prado e Guimarães Rosa, se fortaleceu. As obras eliminarão todas as estruturas implantadas acima da laje de cobertura do estacionamento já existente. Do aspecto original, serão preservadas as estruturas da Via de Ligação Leste-Oeste e dos dois subsolos de estacionamento.

O projeto de requalificação também prevê a demolição do Pentágono e seus anexos. O espaço resultante destas demolições receberá um percurso arborizado, que vai cortar a Praça e articular a Esplanada Consolação à Esplanada Augusta. Além disso, novos quiosques para as floriculturas serão articulados por um pergolado que também abrigará bancos e outros elementos urbanos. Por fim, um Playground exclusivo para cães, novos sanitários públicos e as áreas verdes e permeáveis ampliadas.

História

O local da Praça Franklin Roosevelt foi considerada uma área de subúrbio de São Paulo durante séculos, pois possuía diversas chácaras. A área, que hoje esta a Praça Roosevelt, pertencia à D. Veridiana Prado, de uma tradicional família de cafeicultores paulistas do século XIX. Essas chácaras começaram a ser loteadas a partir de 1890, dando origem a ruas e a Praça, antes conhecida como praça da Consolação.

Em 1910, com o início da construção da Igreja da Consolação, o terreno ao lado da praça passou a servir de estacionamento e espaço para feiras livres. Com a construção da Radial Leste e do Elevado Costa e Silva, o Minhocão, a praça foi obrigada a passar por reformas. Em 1967, três anos depois, um projeto para a construção de uma nova praça foi idealizado. Em 25 de janeiro de 1970, a Praça Roosevelt foi inaugurada pelo presidente da época, Emílio Garrastazu Médici.

O nome “Roosevelt” é utilizado deste 1950, sendo uma homenagem ao 32º presidente dos Estados Unidos. A praça está localizada entre as ruas da Consolação e Augusta, na região central da cidade.

collections
Galeria de imagens