Subprefeitura Sé
Campanha de doação de sangue começa neste domingo
Os postos da Fundação Pró-Sangue e hospitais da capital iniciam, neste domingo (5), a campanha Eu dou sangue por São Paulo. A iniciativa partiu da instituição Reciclando Vidas (ORAM) conta com o apoio da Coordenadoria da Juventude, da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP). Os interessados em participar da campanha devem procurar as unidades participantes e, na região central, são duas opções: a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Pérola Byington.
O objetivo da campanha é estimular a prática da doação de sangue e ressaltar o quanto este gesto é importante. Os postos estão na Fundação Pró-Sangue e hospitais da região metropolitana. Para poder participar o doador precisa estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 65 anos e peso mínimo de 50 quilos; estar descansado e alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação); e apresentar documento oficial com foto.
Não pode doar quem já teve Hepatite após os 10 anos de idade; evidência clínica ou laboratorial de doenças transmitidas pelo sangue, como Hepatite dos tipos B, C (vírus HIV), Doença de Chagas e Malária, doenças associadas ao vírus HTLV I e II; e uso de drogas ilícitas injetáveis.
Em outros casos é preciso aguardar para poder doar, como em casos de gripe, gravidez, amamentação, tatuagem realizada nos últimos 12 meses e situação de risco de adquirir DST. Quem esteve nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Groso, Pará ou Tocantins deve aguardar seis meses. Quem morou nestes locais deve aguardar três anos.
Serviço:
Campanha Eu dou sangue por São Paulo
Data: de 5 a 20 de junho
Locais para doação na região central:
Santa Casa de Misericórdia
Endereço: Rua Marquês de Itu, 579, Vila Buarque
Horário: segunda a sexta, das 7h às 18h; sábados, das 7h às 15h
Hospital Pérola Byington
Endereço: Av. Brig. Luiz Antônio, 683 (2º subsolo), Centro
Horário: segunda a sexta, das 7h às 11h30
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk