Subprefeitura Sé
Educadores do Centro reúnem com parceiros dos projetos educacionais da Sé
“As parcerias têm sido fundamentais para o sucesso dos projetos e encontros como estes proporcionam trocas importantes entre os parceiros e aqueles que são beneficiados”, explica a coordenadora de Projetos Educacionais da Subprefeitura da Sé, professora Olga Arruda.
Para o secretário de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo, é imprescindível que estes jovens e educadores experimentem e se envolvam com tudo o que o Centro de São Paulo tem para oferecer. “Assim, além de obter conhecimento, eles descobrem a Cidade e ganham o sentimento de pertencerem a este espaço”, afirma Matarazzo.
Novos parceiros
O ingrediente fundamental para o sucesso destes projetos tem sido as inúmeras parcerias. Para 2007, dois novos parceiros sinalizam mais uma gama de atividades para jovens e educadores. Um destes parceiros é o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, que oferecerá aulas interativas sobre a função histórico-social do Liceu e uma visita multimídia ao Centro Cultural mantido pela entidade. O SESC-SP do Carmo também deve fazer parte do projeto e está fechando uma programação especial para oferecer ao público dos projetos O centro é uma sala de aula e Ampliando o Olhar.
Sobre os projetos
Implantado no início de 2005, O Centro é ser uma sala de aula - uma iniciativa da Subprefeitura da Sé e da Secretaria Municipal de Educação e também tem como parceiros a ONG Cidade Escola Aprendiz, a Comgás e a Casa Redonda Produções - surgiu da necessidade de desenvolver atividades pós-aula que fizessem com que os estudantes aprendessem e tomassem conhecimento de tudo o que o entorno da sua região pudesse oferecer. Nos dois primeiros anos, o projeto contou com a participação de 10 mil alunos das 18 escolas municipais da região, que visitaram espaços culturais do Centro, como a Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Sacra, prédio do Banespa, Edifício Martinelli, Centro Cultural São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade, Cemitério da Consolação, Theatro Municipal, entre outros. Neste período foram realizados 900 roteiros com os estudantes e professores da região central.
Com o sucesso desta iniciativa, em 2006, a Coordenação de Projetos Educacionais da Sé começou a desenvolver o Ampliando o Olhar Educativo sobre os serviços socioassistenciais, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que leva formação para os educadores dos núcleos socioeducativos e casas de acolhida do Centro, sensibilizando estes profissionais e oferecendo atividades para os jovens atendidos por estas instituições. A intenção é que esses educadores despertem a curiosidade destes jovens da região. Durante o ano, participaram do projeto 3.200 jovens, 160 educadores e 22 gestores. Além da capacitação dos profissionais, o projeto ofereceu para jovens e educadores convites para teatro, cinema e circo, além de passeios ecológicos e palestras de educação sexual.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk