Subprefeitura Sé
Arquitetos do MIT, USP e Mackenzie reúnem em livro propostas para a região central
Quarenta e cinco arquitetos do curso de pós-graduação do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade de São Paulo (USP), passaram os últimos meses desenvolvendo propostas para a revitalização da região central de São Paulo. O resultado deste estudo pode ser conferido no livro Designing at the Edge of the Center (Projetando nas Fronteiras do Centro), que será lançado quinta-feira (9), na Prefeitura.
A publicação bilíngüe, de 100 páginas, apresenta 11 propostas para as regiões da Luz, Brás e Pari, que sugerem melhoria das condições de vida e trabalho a estas áreas, ao Centro e para toda a Cidade. Algumas focaram fortemente em mudanças físicas na infra-estrutura e uso do solo. Outras se concentraram no desenho de processos de desenvolvimento que teriam o potencial de incluir a habitação existente, usuários, investidores e governo uma seqüência passo a passo numa escala pequena, em sua maioria ações institucionais. Outras ainda buscaram melhorar um único sistema ou elemento, como o Rio Tamanduateí, que corre em meio às três regiões observadas.
Sobre o projeto
No início de setembro de 2006, os arquitetos percorreram as ruas do Centro, fazendo pesquisas e buscando soluções para a transformação da região. A região foi escolhida pelos professores da instituição pelo potencial de renovação urbana que vislumbraram em visita anterior, quando a Subprefeitura da Sé apresentou os projetos para a revitalização da área.
Esta visita fez parte de uma atividade curricular do MIT, o Studio, que trouxe, nos últimos 12 anos, idéias inovadoras para cidades como Tókio, Miami, Barcelona , Singapura e Kiev, na Ucrânia. Estas idéias, baseadas em estudos profundos de viabilidade, realizados através de modelos de simulação de localidade, atividade e acesso, casados com políticas e instrumentos econômicos, proporcionaram para as municipalidades que os receberam, informações que conduziram à sua implantação em muitos casos. De setembro a dezembro, os arquitetos do MIT retornaram aos Estados Unidos, onde desenvolveram propostas para a Cidade.
"O Centro de São Paulo é um espaço rico para estudos arquitetônicos. Este livro trará uma contribuição extremamente valiosa para complementar todo o trabalho de revitalização que a Prefeitura está desenvolvendo na região", afirma o secretário de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo.
Serviço
Lançamento do livro Designing at the Edge of the Center
Data: 9 de agosto
Horário: 17 horas
Local: Saguão Nobre da Prefeitura da Cidade de São Paulo - Viaduto do Chá, 15
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk