Subprefeitura Sé
A partir deste mês, o Largo do Cambuci recebe novo projeto de revitalização
Neste mês, são iniciadas as obras de revitalização do Largo do Cambuci. O novo projeto do local prevê a instalação de equipamentos de ginástica para a 3ª idade e playground, reativação da fonte, além de serviço de manutenção nas áreas verdes.
As intervenções, realizadas pela Subprefeitura Sé, visam incentivar a melhor qualidade de vida dos moradores e frequentadores do Cambuci, que, a partir de fevereiro, contarão com mais uma área de lazer e desportes no distrito. Para uma rotina de exercícios completa serão colocados quatro equipamentos de ginástica; para os membros inferiores, serão instalados o Passo Aéreo e o Pêndulo. O primeiro simula a caminhada, aumenta a mobilidade dos membros inferiores e desenvolve a coordenação motora; enquanto o segundo projeta o movimento pendular, trabalhando a agilidade dos membros inferiores, quadris e região lombar.
Os membros superiores serão exercitados com o aparelho Roda Ombros que, com movimento circulares, aumenta a mobilidade da articulação dos ombros e dos cotovelos. E, por fim, os cidadãos poderão utilizar, antes e depois das atividades físicas, o Alongador, equipamento estimula o sistema nervoso central através do alongamento e fortalecimento dos grandes grupos musculares.
O largo também retomará características do projeto de revitalização antecedente ao atual, o qual mantinha um playground. Para o lazer e diversão das crianças serão instalados balanços e gangorras, feito de madeira eucalipto.
Dentre as intervenções previstas para a área, estão as trocas do piso – de ladrilho hidráulico para concreto – e da iluminação; a instalação de bancos de concreto com encosto e a reativação da fonte.
Será feito também o aumento da área permeável com a ampliação dos canteiros que serão contemplados com, além de uma unidade de Cambuci, heras, lírios, pileas, belas emílias, moreias, jerivás e grama esmeralda.
As intervenções, que custarão aproximadamente R$ 134 mil, estão sendo executadas pela empresa Codal Engenharia. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em dois meses.
Entre o final de 2010 e início de 2011, o Largo do Cambuci recebeu o plantio de 50 dúzias de clorofito, 17 dúzias de lírio, 34 dúzias de vedélia, 176,45 m² de grama são Carlos e 26,70 m² de grama preta. No local, a Subprefeitura Sé também realizou os reparos do piso e a pintura das muretas. A obra teve um custo aproximado de R$ 26 mil.
História
No século 19, loteada dentro do grande terreno que formava a Chácara da Glória, o Cambuci era rota de entrada na cidade. Na região existia uma trilha, muito utilizada por tropeiros que seguiam para Santos, que dava acesso ao Caminho do Mar.
A geografia da região, cercada pelos antigos leitos dos rios Cambuci, Ipiranga e Tamanduateí, incentivava os viajantes, antes de seguirem rumo à zona urbana de São Paulo do Piratininga, a realizarem uma parada para lavar os pés e dar de beber aos animais. Antes que chegassem a rua do Lavapés, os tropeiros cruzavam o Largo do Pote, mais tarde nomeado Largo do Cambuci.
O largo e, posteriormente, o distrito carregam o nome de uma fruta adocicada encontrada em abundância na região. Cambuci, palavra tupi-guarani, significa pote, cântaro.
Posteriormente, a construção do Museu do Ipiranga (Museu Paulista), em 1890, contribuiu para o desenvolvimento e urbanização da região. Esta que, em 1901, já recebia o bonde elétrico número 22, com o seu nome no letreiro.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk