Subprefeitura Sé
Prefeitura lança programa De Mão em Mão, que distribui livros gratuitamente
O prefeito de São Paulo apresentou, nesta quarta-feira (21), o programa De Mão em Mão, parceria entre a Prefeitura e a Fundação Editora UNESP. A ação vai distribuir gratuitamente livros em terminais de ônibus da Capital, entre eles, o Terminal Mercado, na região central. Os quiosques do programa funcionarão a partir desta quinta-feira (22/12) , todos os dias da semana, das 10h às 20h.
O lançamento foi realizado ontem (21) na Biblioteca Mário de Andrade, também na região central, o prefeito afirmou que o objetivo da iniciativa é incentivar na população o hábito da leitura. Na primeira fase experimental, 20 mil exemplares de Missa do Galo e outros Contos, de Machado de Assis, serão distribuídos nos terminais de ônibus Mercado, na região central, e também da Lapa, na zona oeste.
A distribuição acontecerá durante um mês, ou até terminar o estoque de livros. Cada pessoa poderá retirar um único exemplar. Para iniciar o programa, foi preparada uma edição especial com os contos mais marcantes de Machado de Assis, o maior escritor brasileiro. Até o final do primeiro semestre de 2012, serão lançados mais cinco livros, de diversos gêneros e voltados a diferentes perfis e faixas etárias. A previsão do próximo lançamento é para março do próximo ano.
O programa é inspirado na iniciativa Libros al viento, iniciada em 2004 em Bogotá, na Colômbia. A proposta destas ações é que os livros circulem de mão em mão, isto é, que as pessoas compartilhem os livros retirados com outros leitores, criando uma rede informal de divulgação.
Após a leitura, as obras podem ser devolvidas nos próprios quiosques, a qualquer tempo, possibilitando o compartilhamento com outros leitores. Neste caso, funciona como um empréstimo, com a diferença de que não há controle formal de entrega e devolução. Cada exemplar, além do texto literário, conta também com uma lista de endereços de bibliotecas municipais, pontos de leitura, bosques de leitura e ônibus-biblioteca, divulgando os serviços municipais de cultura.
Libros al viento
Com o programa Libros al viento, a cidade de Bogotá recebeu da Unesco em 2007 o título de Capital Mundial do Livro. A iniciativa pioneira colombiana já distribuiu gratuitamente mais de quatro milhões de volumes, com 76 títulos diferentes. Todos os meses é publicada uma nova obra, com tiragem ente entre 25 mil e 100 mil exemplares. A distribuição ocorre em mais de 400 pontos, como praças, hospitais, clubes de leitores e colégios.
Serviço:
De Mão em Mão
Quiosque do Terminal Mercado
Avenida do Estado, 3350, Centro
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk